Arquivo

Zubeldía, o jovem técnico que deverá controlar o Racing

Zubeldía em ação; carreira curta como jogador

Desde Buenos Aires – Luis Zubeldía assinou no final da noite de ontem um contrato de 14 meses e é o novo treinador do Racing. O presidente Gastón Cogorno já havia confirmado ao programa Debate Final da Fox Sports que o jovem treinador de apenas 31 anos seria o substituto de Basile, que deixou o time depois da trágica goleada por 4 a 1 diante do Independiente. Com a escolha do ex-técnico do Barcelona de Gayaquil, Roberto Ayala vê uma vez mais o seu candidato, Mauricio Pellegrino, ser preterido pela presidência do clube.

“Zubeldía nos convenceu. Gostamos da sua forma de trabalho e do projeto que tem. Terá todo apoio para começar trabalhar à disposição do clube. Não é prematuro”, avaliou Cogorno sobre o novo comandante da Academia.

Ainda não se sabe quando o treinador deverá fazer sua estreia. Neste meio de semana o time enfrentará o Sarmiento de Resistencia, partida válida pelas oitavas de final da Copa Argentina, único torneio que a equipe ainda mantém viva a esperança de um título. Porém a maior atenção deve manter-se no Clausura. O Racing ocupa a 14ª posição na tabela de promedios e dependendo dos resultados na próxima rodada, poderá terminar na zona de promoción.

Se a escolha foi a correta, só o tempo e os resultados poderão dizer. Mas alguns já questionam se a opção por um técnico tão jovem foi a melhor para o atual momento que a equipe vive em seu vestiário. Zebeldía terá que lidar com um plantel rachado. Téo Gutiérrez, pivô da briga com o goleiro Saja no último sábado, deverá ter seu contrato rescindido. No treinamento desta segunda-feira, o atacante irá acompanhado por seus pais e um advogado.

Sobre a situação do colombiano, o presidente já teria decretado a saída e avisado: “Existem situações que ele deixa seus companheiros nervosos. Não estive no vestiário, mas sei como aconteceu tudo, houve discussões e tudo terminou de uma forma pouco sã. Estamos começando a analisar a situação e será difícil que continue no clube. A intenção é que não faça mais parte do plantel profissional”, adiantou.

O dirigente também revelou que novas mudanças poderão aparecer no atual elenco: “A equipe epde a gritos algumas modificações. Queria esperar chegar a metade do ano para realizar algumas mudanças, mas lamentavelmente esse processo se adiantou. Não vou dizer que me surpreendeu o que aconteceu no vestiário, mas estamos percebendo que para este time falta reação. Há 14 meses não viramos um resultado. A este time algo está faltando”, disse sem querer adiantar quais seriam as primeiras medidas ou saídas de atletas.

 

Luis Francisco Zubeldía – Ficha Técnica

– 31 anos

– natural de Santa Rosa, La Pampa, Argentina

– como jogador atuou pelo Lanús, clube que o revelou em 1998, disputando 57 partidas e marcando três gols. Aposentou-se prematuramente aos 23 anos devido a sérias complicações no joelho direito. Fez parte das seleções sub-17 e sub-20 da Argentina.

– como treinador, assumiu o Lanús em junho de 2008 quando tinha apenas 27 anos. Chegou na quarta colocação no Apertura daquele ano e conseguiu a vaga para disputar a Copa Libertadores 2009. Deixou o clube em novembro de 2010. Em junho do ano passado, assinou com o Barcelona de Guayaquil e permaneceu até abril de 2012, depois de discussões com o presidente do clube equatoriano.

Leonardo Ferro

Jornalista e fotógrafo paulistano vivendo em Buenos Aires desde 2010. Correspondente para o Futebol Portenho e editor do El Aliento na Argentina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 11 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.