Boca

Vitória deixa Boca muito perto da Libertadores

A vitória ontem contra o Racing alterou pouco a situação do Boca Juniors no torneio Inicial. A apenas duas rodadas do fim a equipe está a cinco pontos do Vélez, uma diferença praticamente impossível de reverter com apenas seis pontos em disputa. O que não impede que os três pontos de ontem não possam ser comemorados: com eles, os xeneizes ficaram muito perto da próxima edição da Libertadores.

Das cinco vagas argentinas, duas já estão definidas: o Arsenal, campeão do Clausura, e o Tigre, melhor clube argentino da atual edição da Sul-Americana. As demais equipes serão o campeão do Inicial e as duas com melhor desempenho na soma dos dois torneios nacionais disputados em 2012. Na chamada “Tabla Anual” o líder também é o Vélez, com 68 pontos, seguido por Boca (63), Newell’s (62),  e Lanús (59).

Com apenas 1 ponto nas últimas duas partidas o Vélez se garante como líder da tábua anual de pontos. No entanto, também é o mais forte candidato ao título. Se o Fortín conquistar o Inicial, Boca e Newell’s estariam praticamente certos na Libertadores, graças à pontuação anual. Mas se o Lanús for o campeão, o Vélez ocupará uma das duas vagas da tábua anual, cabendo a Boca e Newell’s se matar por uma das vagas nas últimas rodadas.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.