Vélez vence Lanús de virada e mantém esperança no Apertura 2011
Fechando a 11° rodada do Apertura 2011, o Lanús recebeu o Vélez na noite deste domingo (16/10), e perdeu em casa de virada, vendo a ponta da tabela ficar mais distante. O placar de 2 a 1 foi conquistado pelo Vélez no limite do tempo, com gols de Canteros e Fernando Ortiz, enquanto o Lanús descontou de pênalti com Diego Valeri. O resultado deixa o Fortín em quinto com 17 pontos e o Lanús com 16 pontos em sexto.
Logo nos primeiros minutos de jogo as duas equipes buscavam o domínio do meio campo e se arriscavam em descidas rápidas ao ataque. O Fortín quase abriu o placar aos cinco minutos, após um centro da direita, Sebastián Dominguez cabeceou por sobre o gol de Marchesín, assustando a torcida local. Um minuto depois, foi a vez de Augusto Fernandéz, que invadiu a área, mas chutou pela lateral do gol do Lanús.
A equipe da casa sofria para sair com a bola dominada e buscava jogar no contra-ataque, porém a opção era perigosa contra um Vélez que se postava bem em campo, lembrando muito a equipe do primeiro semestre. E foi só a partir dos 25 minutos iniciais que o Grana tentou de maneira mais efetiva. A equipe do treinador Gabriel Schurrer buscava de maneira desordenada o ataque, e a cada subida ficava exposta aos rápidos contra-ataques do Vélez.
Com o passar do tempo o domínio da equipe do Vélez era nítido, mas em uma jogada bem feita da equipe do Lanús, uma troca rápida de passes entre Valeri e Neira, que por fim, encontrou Camoranesi livre na área. O italiano tentou centrar e o árbitro viu pênalti de Papa, ao tentar cortar a bola com a mão. Diego Valeri cobrou forte e rasteiro, no canto direito de Barovero que nada pode fazer. O placar estava aberto para a equipe que menos buscava o gol, aos 34 minutos de jogo.
Daí em diante o Vélez buscou o empate de maneira quase sufocante e após troca inteligente de passes do ataque do Fortín, aos 42 minutos, Ramírez tabelou com Canteros que acertou um lindo tiro no canto esquerdo de Marchesín, arrancando o grito de gol da torcida. O empate se não era o melhor resultado, era o mais justo.
Logo na volta do vestiário a equipe Grana tentou buscar o resultado e mostrou um maior domínio, chegando por algumas vezes com Neira e Pavone. Porém, aos poucos a partida voltou a ficar equilibrada e Guillermo Franco foi derrubado na área do Lanús, porém o árbitro da partida não viu nada e o jogo seguiu como normal.
A partida caiu muito no segundo tempo e o jogo ficou feio, com muitos passes errados e imprecisão nas jogadas que poderiam ter um melhor final. Próximo aos 30 minutos do segundo tempo, Franco quase virou o jogo após uma bobeira da zaga do Lanús. Ramírez provou de fora da área e Franco correu para o rebote, mas Marchesín abafou a jogada.
Após o minuto 30, Braghieri deixou a equipe do Lanús com um jogador a menos e assim, o Vélez buscou ainda mais o gol da virada. Mas a cada descida do Fortín era um desespero para a torcida que via sua equipe desperdiçar oportunidades atrás de oportunidades.
Porém, aos 42 minutos Fernando Ortiz subiu no meio da defesado Lanús e cabeceou forte no canto do gol de Marchesín, sem chances para o arqueiro que se esticou todo, mas nada pode fazer. O tão esperado gol da virada veio no limite do tempo, assim dando números finais a partida.
Na próxima rodada o Lanús enfrenta o Racing e o Vélez recebe o Estudiantes em casa.
Lanús: Agustín Marchesín; Carlos Araujo, Paolo Goltz, Diego Braghieri, Luciano Balbi; Mauro Camoranesi, Matías Fritzler, Mauricio Pereyra (Sílvio Romero); Diego Valeri (Guido Pizarro), Juan Neira (Leandro Díaz); e Mariano Pavone. DT: Gabriel Schurrer.
Vélez: Marcelo Barovero; Fabián Cubero, Sebastián Domínguez, Fernando Ortiz, Emiliano Papa; Augusto Fernández (Ezequiel Rescaldani), Héctor Canteros, Ariel Cabral, Iván Bella; David Ramírez; Guillermo Franco (Agustín Vuletich). DT: Ricardo Gareca.
Cartão Amarelo: Fernando Ortiz, Emiliano Papa, Fabian Cubero, Marcelo Barovero (Vel); Diego Braghieri, Mauro Camoranesi, Mariano Pavone (Lan).
Cartão Vermelho: Diego Braghieri (Lan)
Árbitro: Federico Beligoy
Cancha: Néstor Díaz Pérez (Lanús)