Desde Buenos Aires – O Vélez Sarsfield entrou em campo sabendo que precisava vencer para assumir a ponta do Torneo Inicial. Ainda nos vestiários os jogadores do Fortín acompanharam o empate do Newell’s em Rosário contra o Quilmes. No momento do apito final do jogo lá de longe, uma explosão de entusiasmo e gritos de euforia. Bastava um simples triunfo para o time ultrapassar os rivais rosarinos faltando apenas cinco rodadas para o final do campeonato.
Mas precisavam avisar os atletas do Godoy Cruz sobre as audaciosas pretensões dos donos da casa. Jogando uma partida com muita tranquilidade, o Tomba foi controlando o Vélez da forma como desejava. Cozinhou a partida e serviu o prato principal aos 14 minutos. A linha ofensiva entrou trocando passes como quem tenta dissimular qualquer possibilidade de algo mais sério, mas soube aproveitar o vacilo da zaga do Vélez e Alexis Castro saiu cara a cara com o goleiro Sosa que nada pôde fazer. Castro abriu a perna, escolheu o canto e bateu de chapa para abrir o placar, surpreendente 1 a 0 para os visitantes.
Incomodados com a refeição indigesta servida em sua própria cozinha, o Vélez saiu ainda mais em busca do empate. Tentava, tentava e tentava, mas cada ação ofensiva mal acabada, gerava imediatamente um perigoso contra-ataque para o Tomba que foi de pouquinho em pouquinho se animando com suas possibilidades. Mas de tanto se animar, esqueceu de suas limitações.
Num lance sem nenhuma pretensão de dar certo, Sosa cobrou o tiro de meta. A bola viajou até o campo de ataque. O primeiro defensor do Godoy Cruz falhou ao tentar estourá-la para frente. O segundo, querendo consertar o erro do seu companheiro, tentou recuar de cabeça para o goleiro, mas além de colocar pouca força no toque, não percebeu que praticamente estava no meio de campo. Qualquer toque seria fraco o suficiente para deixar a bola de mão beijada a Ferreyra. O atacante avançou sozinho, driblou o goleiro e tocou para o gol vazio, empate do Vélez e esperanças renovadas.
Nos últimos 45 minutos nada parecia que ia mudar. O Tomba jogava assustadoramente tranquilo e até arriscava um ou outro chute de longe. O Fortín seguia tentando, mas eram poucas as chances que criava. Tinha volume de jogo, posse de bola, porém não conseguia ser efetivo. E quando não se pode vencer jogando bem e dando espetáculo, o melhor mesmo é recorrer a gente de confiança. E foi o que fez Papa quando cruzou na direção de Ferreyra. A cabeçada bateu no defensor, mas a bola procurou pelo artilheiro da noite e voltou no mesmo pé que agora disparou um foguete indefensável. Era o gol do triunfo, o segundo sobre o Godoy Cruz, mas o mais importante de tudo isso era o gol que colocava o Vélez Sarsfield na liderança isolada com dois pontos a mais que o Newell’s.
Durante o resto da partida foi segurar o resultado e esperar para festejar no final. No momento mais importante do campeonato o Fortín assume a ponta faltando apenas cinco jogos. Pintou o campeão?
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
Originalmente publicado em 12 de julho de 2021, focado na inédita artilharia de Messi em…
A Copa do Mundo de Futebol é um dos eventos esportivos mais aguardados e assistidos…
This website uses cookies.