Há 17 anos, um time de bairro da Argentina não só surpreendeu o continente como também o Mundo. Bateu um imbatível São Paulo, que vinha de dois títulos continentais e uma das melhores gerações do Milan das últimas décadas. Tal time era o Vélez.
E agora, um ano após o seu centenário, o time tem a chance de repetir tal façanha. O primeiro passo, entretanto, é chegar a final da Libertadores. E para isso, precisa vencer o Peñarol por dois gols de diferença para garantir vaga na decisão contra o Santos, que ontem empatou com o Cerro Porteño, mas no agregado venceu por 4×3. O duelo começa as 21h50.
E não será uma batalha das mais fáceis. Pela primeira vez, o time terá de reverter um resultado nesta fase eliminatória da Libertadores. Nas duas primeiras partidas, o time conseguiu uma importante vantagem em casa, vencendo LDU e Libertad, ambos por 3×0 na partida de ida. Consequentemente, essa será a primeira vez – e única, já que o Santos será mandante no último jogo – que o time terá a vantagem de decidir em casa, diante a sua torcida.
Sabendo disso, o departamento de marketing do clube preparou um vídeo motivacional (veja abaixo), lembrando dos momentos difíceis, a interdição do José Amalfitani, mas destacando o poder de superação do time em determinados momentos do certame (uma vez que esteve perto da eliminação na fase de grupos após o péssimo início), convocando a torcida para lotar o Almafitani. O mesmo fez um dos sites partidários, o DaleFortín (veja abaixo) Desde terça-feira, os torcedores fazem fila para adquirir entradas para o duelo. Ainda restam poucas entradas para determinado setores.
E tudo caminha em uma regularidade. Diferentemente da partida de ida, quando perdeu Maxi Moralez, Ricardo Gareca terá um time completo do meio pra frente. Com isso, Ricardo Alvarez irá para o banco de reservas. A única perda de última hora é a de Franco Razzotti, que será substituído por Canteros. Mesmo assim, a confiança é grande. “Já estamos na história por ter vencido o Clausura há dois anos, mas agora temos uma grande possibilidade. Só ficam na história as equipes que ganham algo”, destacou o treinado.
Já o Peñarol, pentacampeão da Libertadores (1960, 1961, 1966, 1982 e 1987) e tenta chegar a mais uma final após 24 anos, quando venceu o América de Cali, da Colômbia. Todo o time titular que enfrentou o Vélez na última quinta foi poupado pelo técnico Diego Aguirre no fim de semana, visando as semi da Libertadores. A curiosidade da partida fica por conta de Martinuccio, que morou num bairro vizinho a Liniers e que, quando criança, acompanhava as partidas do Vélez com os seus amigos. “Desta vez quero lhes ver chorar”, destacou o jogador aos seus amigos, como destacou o Diário Olé.
VÉLEZ SÁRSFIELD (ARG): Marcelo Barovero; Fabián Cubero, Sebastián Domínguez, Fernando Ortiz e Emiliano Papa; Augusto Fernández, (Canteros), Víctor Zapata; Maxi Moralez; Juan Manuel Martínez e Santiago Silva. Técnico: Ricardo Gareca.
PEÑAROL (URU): Sebastián Sosa; Alejandro González, Carlos Valdéz, Guillermo Rodríguez e Darío Rodríguez; Nicolás Freitas, Luis Aguiar, Matías Mier e Matías Corujo; Alejandro Martinuccio e Juan Manuel Olivera. Técnico: Diego Aguirre.
ÁRBITRO: Enrique Osses (CHI)
ESTÁDIO: José Amalfitani, em Liniers, Buenos Aires (ARG)
HORÁRIO: 21h50
TV: Bandsports, Sportv.
* O @futebolportenho fará a cobertura completa da partida.
Vídeo retirado do site oficial do clube
httpv://youtu.be/brEdh8R4hxE
Vídeo retirado do site DaleFortín
httpv://youtu.be/DolyK_3P8nA
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.
View Comments
hahaahaahahahhhahaha
Manya!!