Todos sabiam que o Fortín sentiria falta de Santiago Silva. Mas a frieza dos números tratou de sacramentar essa realidade na frente da própria hinchada local no José Amalfitani. Durante 26 jogos seguidos em competições da AFA, o Vélez Sarsfield sempre marcava ao menos um gol. Nesta noite de sábado (27/8), mesmo com um homem a mais durante 40 minutos, passaram em branco e acabaram derrotados pelo All Boys por 1 x 0.
Eis que os sete pontos na tabela agora já não servem mais para o clube se manter na liderança do Apertura 2011, que agora pertence só ao Atlético Rafaela. Os únicos que podem passar os recém-ascendidos da Nacional B são o Boca Juniors, caso vença o clássico diante do San Lorenzo, e o Colón, se bater o Unión no derby de Santa Fé.
Mesmo sem o Tanque uruguaio, o Vélez quis se impor no ataque com o futebol que o credencia como atual campeão. Nos primeiros minutos, pressão e bom toque de bola do lado dos anfitriões. Zapata e o Burrito Martinez até levaram perigo ao gol de Cambiasso, mas não o superaram. Ao longo da etapa inicial, ficava claro que se sentia a ausência do principal goleador, agora na Fiorentina-ITA.
Pior ainda para os locais é que o time de José Santos Romero também estava ofensivamente ativa em campo, apesar de enfrentar a boa defesa montada por Ricardo Gareca. Perea e Matos trataram de equilibrar o jogo, e não fosse pelo rendimento de Barovero protegendo o arco, já teriam aberto o placar antes do intervalo, graças a um esquema tático bem organizado.
Na volta dos vestiários, o cenário tendia todo a favor dos Fortineros. Zapata, numa noite inspirada, aproveitou o passe de Fernandez e chutou forte. Cambiasso precisou mostrar uma vez mais suas habilidades de defesa. Além disso, o time da Floresta ainda perdeu Carlos Soto, expulso após falta no Mago Ramírez.
Gareca aproveitou o momento para lançar sua equipe ao ataque: substituiu o volante Canteros pelo atacante Jonathan Ramírez. Só que nem isso fez com que os anfitriões se beneficiassem da vantagem numérica, pois não conseguiam mais o bom jogo criativo do primeiro tempo. Além disso, o Albo ainda recebeu presente da sorte, pois na tentativa de cruzamento de Perea, a bola acabou desviada e enganou Barovero: 1 x 0, aos 23 minutos da segunda etapa.
Depois do gol, ao decorrer do tempo, a pressão fazia piorar o nível de jogo do meio campo do Vélez Sarsfield. Faltava tranquilidade para organizar ideias de reação, que até veio no final, mas muito mais na raça local e no recuo pragmático do All Boys. Já nos acréscimos, um empate quase certo no remate do Burrito Martínez. Cambiasso já estava vencido, mas Eduardo Domínguez salvou os da Floresta ao sacar a bola de cima da linha fatal.
VÉLEZ SARSFIELD: Barovero; Cubero, Sebá Domínguez, Ortiz e Papa; Augusto Fernandez (Cerro), Canteros (J. Ramírez) e Zapata (Bella); David Ramírez; Franco e Juan Manuel Martínez. DT: Ricardo Gareca.
ALL BOYS: Cambiasso; Rudler, Quiroga, Eduardo Domínguez e Soto; Stefanatto, Sanchez, Perea e JP Rodríguez; Perez García (Zapata); Mauro Matos (Ferreyra). DT: José Santos Romero.
Próximos confrontos: Olimpo x Vélez Sarsfield; All Boys x Racing
JP Rodríguez
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.