Vélez perde a segunda e se complica na Libertadores
A vitória no fim de semana no Torneio Clausura sobre o Boca Juniors parece não ter servido de inspiração aos jogadores do Vélez Sarsfield. Na sua última partida do primeiro turno no Grupo 4 da Copa Libertadores, o time argentino acabou exagerando nas falhas defensivas e perdeu por 2×1 para o Unión Española e fica em situação delicada, já que segura a lanterna do torneio continental.
Os erros começaram antes mesmo de a bola rolar. Ricardo Gareca insistiu em manter o enganche David Ramírez, principal contratação do time para a temporada, no banco de reservas, por considerar o time ‘muito ofensivo’. O mesmo treinador já havia cometido tais erros no decorrer do ano, deixando Burrito Martínez no banco e o próprio ex-Godoy Cruz.
Não foi a toa que o Vélez só melhorou quando o próprio Mago entrou em campo, o que ocorrera apenas após o intervalo de jogo. Antes, todavia, foi um show de horrores por parte do conjunto de Liniers. Logo no início da partida, aos 3 minutos, a defesa argentina teve tudo para rifar a bola da grande área. Mas, os zagueiros e principalmente Razzotti insistiram em dar a bola à Martín Ligüera abrir o marcador para o time chileno.
E não parou por ai. O Vélez não conseguia jogar o futebol da última temporada e continuava apresentando um estilo de jogo bem aquém do nível do time. Enquanto isso, o Unión Española dominava a partida, e sempre levava perigo a meta de Barovero. E aos 25, após Gastón Diaz ficar batido na jogada, Bráulio Leal marcou o segundo gol após rebote do arqueio argentino. 2×0.
Tentando corrigir o erro inicial, Ricardo Gareca decidiu por sacar Diaz para deixar o time mais ofensivo (justo o que ele não queria de início), com David Ramírez. E apesar do time ter ficado exposto na defesa, tal setor passou mais segurança ao restante do grupo. O time começou a criar mais, fez com que o goleiro Eduardo Lobos trabalhasse mais e finalmente, finalizar mais.
E foi assim que o Vélez chegou ao seu único gol na partida. Ricardo Alvarez (que também entrou bem na segunda etapa) alçou bola na área, a bola foi desviada e David Ramírez mandou para as redes. 2×1.
Com o gol, o Vélez se pós mais a frente e chegava com autoridade ao arco do time chileno. Até Maxi Moralez, apagado no primeiro tempo,.começou a jogar bem. Colocou uma bola na cabeça de Fernando Tóbio, que quase resultou em gol, e fez uma jogada individual que terminou numa boa defesa de Lobos. Contudo, os erros custaram caro e o Vélez acabou pagando caro a derrota no Chile. Agora, o atual vice-campeão argentino terá de fazer o dever de casa contra o próprio Unión Española no próximo dia 24.
Unión Española 2 – Lobos, Figueroa, Delgado, Olarra e Cordero. Villagra, Leal, Liguera (Harbottle) e Estévez; Jaime e Monje (Scotti). Técnico José Sierra
Vélez 1 – Barovero; Diaz (Ramírez), Sebá, Tobio e Papa; Cubero, Razzotti (Canteros), Zapata (Alvarez) e Moralez; Martínez e Silva. Técnico: Ricardo Gareca
Se22Ix Wow! Great thinking! JK