Libertadores

Vélez estréia esperançoso na Libertadores

Nesta terça feira o Vélez Sarsfield estreá na Libertadores 2012. Seu adversário será o Defensor Sporting, do Uruguai, que jogará em casa. O Fortín tem motivos para esperar superar a equipe charrua, o Deportivo Quito e o Chivas e se classificar para a fase de mata-mata do torneio.

As duas contratações do Vélez para 2012 estarão em Montevidéu. Mauro Óbolo, revelado pelo próprio clube, será o centroavante titular, enquanto Pocho Insúa deverá ficar no banco de David “Mago” Ramirez, que espera superar as contusões que o impediram de mostrar na equipe de Liniers o grande futebol que o transformou num dos melhores jogadores argentinos de 2010, atuando pelo Godoy Cruz. O Fortín espera ainda fechar uma terceira aquisição para a Libertadores, Lucas Pratto, atacante revelado pelo Boca, mas que se destacou na Universidad Catolica do Chile, e atualmente está no Genoa.

As dores de cabeça de Ricardo Gareca estão na posição de volante. Franco Razotti, que perdeu quase todo o segundo semestre de 2011 ainda não está em condições de jogo, e o jovem Canteros, que o substituiria, sentiu lesão muscular. Assim, Francisco Cerro deverá entrar em campo como titular da posição.

Do outro lado do Rio da Prata, a situação do Defensor não é tão boa. Os violetas estão na Libertadores por ter conquistado o Apertura 2010, há mais de um ano. Logo após o título, a equipe sofreu um pequeno desmanche, incluindo o treinador Jorge da Silva e o volante Diego de Souza, grande destaque do torneio, ambos transferidos para o futebol argentino. A equipe fez uma campanha intermediária no recém encerrado Apertura 2011,  terminando na 6a posição, e não fez incorporações importantes para a Libertadores.

Ao menos o Defensor conseguiu manter o meia-esquerda Brahian Alemán, pretendido pelo Godoy Cruz, e peça chave  para o funcionamento do setor ofensivo da equipe. Outro jogador que merece destaque é o volante Diego “Torito” Rodriguez, de boa passagem pelas seleções inferiores do Uruguai e já convocado por Oscar Tabares para as duas últimas partidas da Celeste. As dúvidas de Gustavo Diaz para a partida contra o Vélez são os laterais Ramon Arias e Diego “Zurdo” Rodriguez, que, lesionados, ainda tentam se recuperar para a estréia no torneio.

Formações prováveis:

DEFENSOR: Yonatan Irrazábal, Ramón Arias, Robert Herrera, Néstor Moiraghi e Diego “Zurdo” Rodríguez; Diego Ferreira, Andrés Fleurquin, Diego “Torito” Rodríguez e Brahian Alemán; Nicolás Olivera e Ignacio Risso.

VÉLEZ SARSFIELD: Marcelo Barovero, Fabián Cubero, Sebastián Domínguez, Fernando Ortiz e Emiliano Papa; Augusto Fernández, Francisco Cerro e Víctor Zapata; David Ramírez; Juan Manuel Martínez e Mauro Obolo.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.