Vélez cai no ‘Grupo da Morte’ e Arsenal pode enfrentar dois brasileiros
A Conmebol sorteou no início da tarde de hoje, em Luqué, no Paraguai, os grupos da Copa Libertadores 2013. E os times argentinos não tiveram muita sorte. Os campeões argentinos de 2012, Vélez e Arsenal, caíram em grupos complicados, diferentemente de Newell’s e Boca Juniors. Já o Tigre, único argentino na fase preliminar, terá vida tranquila contra o Anzoatengui, da Venezuela.
Cabeça de chave do Grupo 4, o Fortín terá adversários duros na fase de grupos, principalmente por se tratar de torcidas fortes, quando enfrentará Peñarol e o Emelec. O último adversário pode ser o Deportes Iquique (CHI) ou o León (MEX), com amplo favoritismo para o clube mexicano. Já o Arsenal pode ter pela frente dois rivais brasileiros logo de cara: o Atlético-MG, de Ronaldinho Gaúcho e cia, e o São Paulo, que ainda terá de passar pelo Bolivar na fase preliminar.
O Boca Juniors, por sua vez, caiu em um grupo teoricamente tranquilo, mas que deve proporcionar cansaços extremos nas viagens, já que enfrenta o Barcelona de Guayaquil (EQU) e o Toluca, do México. O outro adversário é teoricamente mais forte, no entanto, mais próximo de Buenos Aires: o Nacional do Uruguai.
O Newell’s por pouco não veio ao Brasil. Devido ao sorteio dirigido, o Caracas, que cairía no Grupo 7, teve que ser deslocado para a chave do Fluminense. Sorte do clube de Rosario, que enfrentará Independiente Santa Fe (algoz do Botafogo na última Sul-Americana), Cerro Porteño e Deportes Tolima ou Cesar Vallejo (PER).
O Tigre, por sua vez, enfrentará o Anzoatengui, da Venezuela. O clube argentino, que abandonou o segundo tempo da partida contra o São Paulo com a justificativa que seu elenco havia sido agredido, deve sofrer alguma punição pela Conmebol no dia 14/01, antes do início da Libertadores. No entanto, a vaga do clube está garantida, segundo a próxima entidade sul-americana.
Confira as chaves
Primeira Fase
Jogo 1: Tigre (ARG) x Anzoatengui (VEN)
Jogo 2: Grêmio (BRA) x LDU (EQU)
Jogo 3: Deportes Tolima (COL) x Cesar Vallejo (PER)
Jogo 4: Olimpia (PAR) x Defensor (URU)
Jogo 5: São Paulo (BRA) x Bolivar (BOL)
Jogo 6: Deportes Iquique (CHI) x León (MEX)
Fase de Grupos
Grupo 1: Barcelona (EQU); Nacional (URU); Boca Juniors (ARG); Toluca (MEX)
Grupo 2: Sporting Cristal (PER); Libertad (PAR); Palmeiras (BRA); Tigre (ARG) x Anzoatengui (VEN)
Grupo 3: Arsenal (ARG); The Strongest (BOL); Atlético MG (BRA); São Paulo (BRA) x Bolivar (BOL)
Grupo 4: Vélez (ARG); Peñarol (URU); Emelec (EQU); Deportes Iquique (CHI) ou León (MEX)
Grupo 5: Corinthians (BRA); San José Oruro (BOL); Millonarios (COL); Tijuana (MEX)
Grupo 6: Independiente Santa Fe (COL); Cerro Porteño (PAR);Real Garcilaso (PER); Deportes Tolima (COL) ou Cesar Vallejo (PER)
Grupo 7: Deportivo Lara (VEN); Universidad de Chile; Newell’s (ARG); Olimpia (PAR) ou Defensor (URU)
Grupo 8: Fluminense (BRA); Huachipato (CHI); Caracas (VEN); Grêmio (BRA) ou LDU (EQU)