Libertadores

Vélez cai no ‘Grupo da Morte’ e Arsenal pode enfrentar dois brasileiros

A Conmebol sorteou no início da tarde de hoje, em Luqué, no Paraguai, os grupos da Copa Libertadores 2013. E os times argentinos não tiveram muita sorte. Os campeões argentinos de 2012, Vélez e Arsenal, caíram em grupos complicados, diferentemente de Newell’s e Boca Juniors. Já o Tigre, único argentino na fase preliminar, terá vida tranquila contra o Anzoatengui, da Venezuela.

Cabeça de chave do Grupo 4, o Fortín terá adversários duros na fase de grupos, principalmente por se tratar de torcidas fortes, quando enfrentará Peñarol e o Emelec. O último adversário pode ser o Deportes Iquique (CHI) ou o León (MEX), com amplo favoritismo para o clube mexicano. Já o Arsenal pode ter pela frente dois rivais brasileiros logo de cara: o Atlético-MG, de Ronaldinho Gaúcho e cia, e o São Paulo, que ainda terá de passar pelo Bolivar na fase preliminar.

O Boca Juniors, por sua vez, caiu em um grupo teoricamente tranquilo, mas que deve proporcionar cansaços extremos nas viagens, já que enfrenta o Barcelona de Guayaquil (EQU) e o Toluca, do México. O outro adversário é teoricamente mais forte, no entanto, mais próximo de Buenos Aires: o Nacional do Uruguai.

O Newell’s por pouco não veio ao Brasil. Devido ao sorteio dirigido, o Caracas, que cairía no Grupo 7, teve que ser deslocado para a chave do Fluminense. Sorte do clube de Rosario, que enfrentará Independiente Santa Fe (algoz do Botafogo na última Sul-Americana), Cerro Porteño e Deportes Tolima ou Cesar Vallejo (PER).

O Tigre, por sua vez, enfrentará o Anzoatengui, da Venezuela. O clube argentino, que abandonou o segundo tempo da partida contra o São Paulo com a justificativa que seu elenco havia sido agredido, deve sofrer alguma punição pela Conmebol no dia 14/01, antes do início da Libertadores. No entanto, a vaga do clube está garantida, segundo a próxima entidade sul-americana.

Confira as chaves

Primeira Fase
Jogo 1: Tigre (ARG) x Anzoatengui (VEN)
Jogo 2: Grêmio (BRA) x LDU (EQU)
Jogo 3: Deportes Tolima (COL) x Cesar Vallejo (PER)
Jogo 4: Olimpia (PAR) x Defensor (URU)
Jogo 5: São Paulo (BRA) x Bolivar (BOL)
Jogo 6: Deportes Iquique (CHI) x León (MEX)

Fase de Grupos
Grupo 1: Barcelona (EQU); Nacional (URU); Boca Juniors (ARG); Toluca (MEX)
Grupo 2: Sporting Cristal (PER); Libertad (PAR); Palmeiras (BRA); Tigre (ARG) x Anzoatengui (VEN)
Grupo 3: Arsenal (ARG); The Strongest (BOL); Atlético MG (BRA); São Paulo (BRA) x Bolivar (BOL)
Grupo 4: Vélez (ARG); Peñarol (URU); Emelec (EQU); Deportes Iquique (CHI) ou León (MEX)
Grupo 5: Corinthians (BRA); San José Oruro (BOL); Millonarios (COL); Tijuana (MEX)
Grupo 6: Independiente Santa Fe (COL); Cerro Porteño (PAR);Real Garcilaso (PER); Deportes Tolima (COL) ou Cesar Vallejo (PER)
Grupo 7: Deportivo Lara (VEN); Universidad de Chile; Newell’s (ARG); Olimpia (PAR) ou Defensor (URU)
Grupo 8: Fluminense (BRA); Huachipato (CHI); Caracas (VEN); Grêmio (BRA) ou LDU (EQU)

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.