A notícia correu mundo e estampa a maior parte da imprensa esportiva mundial. No entanto, uma única questão fica não-dita: por que Uruguai e Argentina e não só o Uruguai?
Ora, a campanha por a “Copa do Centenário” já existe a décadas. O projeto web Uruguay 2030 existe desde 1997, uma invenção do uruguaio erradicado em Israel, Abel Fialko.
Fialko ficou com medo de que o Uruguai perdesse o histórico direito de sediar a Copa do Centenário. Seu temor era fundado por causa da derrota de Atenas para a Atlanta na disputa pela cidade-sede das “Olimpíadas do Centenário” em 1996. Ora, Atenas fora a sede em 1896 e, mesmo assim, acabou sendo derrotada por uma cidade do sul dos Estados Unidos.
Com isso, nasceu o site www.uruguay2030.com, que logo ganhou fama. Agora o site se chama www.centenario2030.com e, nele, a primeira menção de uma candidatura conjunta entre Uruguai e Argentina data de 2007. Dessa forma, os dois finalistas de 1930 seriam a sede da Copa do Centenário.
A confirmação de Blatter provocou um pouco de boataria nas redes sociais da Internet. O site Ovación, do Uruguai, publicou apenas o nome do Uruguai na manchete. Em fóruns e comentários em sites uruguaios, internautas declaram que o país deve receber bem menos jogos do que os argentinos, se concentrando mais na abertura e na final da Copa.
Além disso, a camisa dada a Blatter para selar a candidatura tem uma gafe (ver foto acima). Ela possui o distintivo da Asociación del Fútbol Argentino, o símbolo da Adidas (fornecedora de material esportivo para a Argentina) pela metade e o símbolo da Puma (fornecedora de material esportivo para o Uruguai). Nada do símbolo da Asociación Uruguaya de Fútbol.
Dessa forma, parece que teremos vinte anos para responder uma outra pergunta crucial: em 2030, a Copa do Mundo é Uruguai-Argentina ou Argentina-Uruguai?
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.
View Comments
Acho que a abertura no Monumental de Nuñez e a final no Centenário de Montevideo ficam de bom tamanho. O aniversário é mesmo da copa no Uruguay, se Arg chegar a final seria a mesma coisa que viajar de SP para o Rio, pra torcia é moleza.
Pela estrutura do país a Argentina vai acabar recebendo a maioria dos jogos. O Uruguay debe ampliar e modernizar o Centenário e no máximo construir uma arena nova, sugiro em Punta del Este, que poderá continuar sendo aproveitada. O Uruguay é pequeno demais com pouca população.
O aniversário é deles se ficarem com a final está de bom tamanho.