Em partida disputada pela décima rodada do Clausura 2012, Arsenal visitou o Unión para conseguir chegar à liderança isolada do torneio, mas nãoconseguiu vencer os donos da casa que souberam aproveitar a única boa chance e somaram mais três pontos bem no dia do aniversário do clube.
O aniversário era do Tatengue, que fazia 105 anos, o convidado era o Arsenal de Sarandí e a falta de criatividade das duas equipes era o que vinha no saquinho de surpresa da festa. Os primeiros 45 minutos iniciais trouxeram poucas emoções e as melhores jogadas saíram de bolas paradas que não levavam perigo real aos arcos das duas equipes.
Os esquemas táticos não ajudavam na movimentação, deixando o jogo concentrado no meio campo. O 4-4-1-1 dos donos da casa ainda tinha mais eficiência que o 4-4-2 da equipe do treinador Gustavo Alfaro.
O Arsenal mostrava muito pouco para uma equipe que brigava para ocupar a primeira posição na tabela do Clausura 2012. Muitos erros de passes por parte das duas equipes e a falta de objetividade deixavam a partida presa na metade do campo e pouco se viu até o intervalo.
O segundo tempo começou e a as duas equipes continuavam errando muito. Não se via uma sequência de três passes completos, e o gol só poderia sair de uma jogada de bola parada ou individual.
E foi assim que o primeiro zero saiu do placar. O pibe de 17 anos, Juan Ignacio Cavallaro aos sete minutos da segunda etapa, após receber bola esticada do meio campo, se livrou do marcador e acertou um tiro forte com categoria no canto esquerdo de Orcellet, que se esticou muito, mas ficou na saudade. O Arsenal via a chance de chegar ao primeiro posto da tabela indo embora e precisava reagir.
No primeiro momento após o gol, o aniversariante cresceu e partiu para cima, pressionando a equipe de Sarandí, que penava para criar alguma oportunidade e via o espaço no campo diminuindo. No entanto o Arsenal se reabilitou abrindo as jogadas pelas laterais e partiu em busca do empate.
O Arsenal jogava mais no campo do adversário que se postava muito atrás e parecia feliz cedo demais com o resultado parcial, optando por sair nos contra-ataques, e quase tomou o segundo aos 26 minutos do segundo tempo, quando Limia salvou o Unión em cima da linha, pegando cabeceio certeiro de Zelaya.
Próximo aos 30 minutos da segunda etapa, os dois treinadores mexeram na equipe e o Arsenal ficou com um desenho mais ofensivo, explorando ainda mais as laterais do campo e abusando dos centros para a área. O arqueiro Limia tinha muito trabalho e mostrava serviço mantendo o placar favorável à sua equipe.
O Arsenal jogou mal e perdeu a oportunidade de se alcançar a ponta da tabela, uma partida daquelas que se podem lamentar no final do torneio, pois a equipe jogou melhor, mas não levou. Melhor para o Unión, que comemorou 105 anos com vitória.
Na outra partida ocorrida no mesmo horário, Belgrano e Argentinos empataram sem gols em partida muito violenta e cheia de cartões para ambos os lados.
Próximas partidas de Arsenal e Unión:
Unión vs All Boys
Arsenal vsNewell’s
Unión: Alejandro Limia; Renzo Vera, Juan Pablo Avendaño, Nicolás Correa, Rodrigo Erramuspe; Juan Ignacio Cavallaro (Alexis Fernández), Matías Donnet (Mauro Maidana), Pablo Míguez, Jorge Velázquez; Paulo Rosales (Pablo Magnín); Diego Jara. DT: Frank Kudelka
Arsenal: Catriel Orcellet; Martín Nervo, Lisandro López, Guillermo Burdisso(Danilo Gerlo), Damián Pérez; Adrián González (Darío Bendetto), Iván Marcone, Jorge Ortiz, Nicolás Aguirre (Juan Pablo Caffa); Luciano Leguizamón e Emilio Zelaya. DT: Gustavo Alfaro
Estádio: 15 de abril
Cartão amarelo: Juan Pablo Avendaño, Juan Ignacio Cavallaro, Rodrigo Erramuspe, Alexis Fernández (Unión), Luciano Leguizamón, Danilo Gerlo (Ars)
Cartão Vermelho: Jorge Ortiz
Árbitro: Germán Delfino
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.
View Comments
Bela matéria sobre a vitória do Tatengue no dia do aniversário da equipe. Data esta lembrada no nome do estádio até no hino oficial da equipe "En casa de los Baraggiola, con mucha euforia un 15 de Abril". Aliás, um trabalho sobre os hinos das equipes argentinas no Futebol Portenho seria belíssimo. Caso tenham interesse, eu poderia ajudar, já que possuo os arquivos de áudio na minha coleção sobre o tema. Abraços e continuem com o ótimo trabalho no FP!
Bueno, a proposito de himnos, conozco el de Rosario Central...