Especiais

Um Título e Várias Coincidências

“Boca vence Banfield na Bombonera, e com isso a equipe dirigida por Julio Cesar Falcioni é campeã do Apertura”. A manchete pode estar em algum veículo de notícias neste exato momento. Mas também poderia estar em algum lugar há quase dois anos atrás, e seria igualmente verdadeira. Afinal, em dezembro de 2009 isso também havia acontecido.

Naquele 13 de dezembro, o Banfield, comandado por Julio Cesar Falcioni liderava o Apertura com 2 pontos de vantagem sobre o Newell’s, que enfrentaria o San Lorenzo em casa. Dois gols de Palermo deram a vitória ao Boca, o que poderia ter tirado o título do Taladro. Mas a vitória do Ciclón pelo mesmo placar garantiu o único título da história do clube do sul de Buenos Aires na primeira divisão.

E dos jogadores que Alfio Basile colocou em campo naquele dia, nenhum atuou hoje: a única exceção parcial foi Colazo, que entrou no segundo tempo

 

 

El Bigotón era o treinador do Boca no Apertura 2006, quando a equipe perdeu um campeonato praticamente ganho, que acabou em uma derrota de virada para o Estudiantes na partida desempate. O treinador por certo é um dos mais odiados da história do clube, e sua presença impassível perante um adversário batido sem nenhuma dificuldade no jogo do título deve ter soado como uma agradável revanche do destino para os xeneizes.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.