Um time sem espírito e um craque ranzinza: o retrato da Seleção Argentina
De Santa Fé/ARG – O futebol argentino está em um momento de tensão. Desde a queda do River Plate, no último dia 26, a crise ficou instalada. Pouco se falou sobre a Seleção Argentina até a estréia na Copa América, quatro dias depois da queda. Talvez, por conta disso, todos os problemas que já eram notórios há muito tempo, ficaram carentes de criticas.
Não é de hoje que a Argentina tem problemas com a defesa. Mas, as criticas sobre o setor só aumentou após os dois empates magros contra bolivianos e colombianos. Por essas bandas, muitos bancavam Gabriel Milito. Hoje, pedem a sua cabeça por um motivo obvio: é reserva de Mascherano – um volante que joga na defesa do Barcelona de forma improvisada. Burdisso vive de bons e maus momentos nos clubes em que passou. A lástima é que o melhor jogador da posição, Walter Samuel, vive no estaleiro. Talvez seja a hora de investir em Pareja.
As laterais não existem. Tudo bem que Javier Zanetti, com quase 40 anos ainda consegue correr de um lado para o outro. No seu clube, onde há padrão de jogo, é uma coisa. Na Seleção, onde os defensores batem cabeça com os volantes, é distinto. Contra-ataques em suas costas são normais pois não há cobertura (mesmo com três volantes!). Zabaleta conseguiu suprir a carência na marcação, mas não conseguiu produzir ofensivamente.
O meio campo é inexistente. Mas, não era para ser assim. O nome de Cambiasso, fora da Copa 2010, foi um dos mais solicitados pelos fãs do futebol argentino. Hoje é titular, ao lado do capitão Mascherano, mas não consegue entender o que quer Batista. É um jogador de marcação, com um bom cabeceio. Mas, o treinador da Seleção o quer como um armador. São posições distintas. Cambiasso não é um Hernanes para fazer essa função. Banega não só falhou no gol contra a Bolívia, como também compromete. É esforçado e só. Mas, se fosse por esforço vários jogadores mereciam vaga na Seleção.
E os atacantes. Ezequiel Lavezzi parece estar no esporte errado. Lembra o saudoso Mirandinha (que incrivelmente conseguiu vaga na Seleção Brasileira) que fazia questão de correr com a bola até a linha de fundo e sair com ela. Impreciso, deve deixar o time na próxima partida para Aguero, que nunca foi titular com Batista. Até segunda-feira (?). Tévez mostra um esforço sobrenatural, mas não rende. Até parece aquele jogador do West Ham que, apesar de tudo que fez com o clube, ficou seis meses sem estufar as redes. Mas, quando o fez, salvou o time.
Pulga Ranzinza
Lionel Messi merece parágrafos a parte. O Futebol Portenho, que está na Argentina para a cobertura da Copa América 2011, acompanhou vários treinamentos da Albiceleste. O último foi no reconhecimento do gramado do Cemitério dos Elefantes. Naquele momento, Lio Messi não acertou um chute sequer a gol. O último, na pequena área, isolou. Passou despercebido. Mas, depois de acompanhar o treinamento, a falta que o melhor do Mundo isolou do decorrer do segundo tempo na partida contra a Colômbia foi um mero detalhe.
La Pulga não é o mesmo que o Barcelona. Não só pelo que vem jogando, mas pelo seu estado de espírito. A suposta discussão com Burdisso parece ter acontecido não após o jogo e sim antes da Copa América. Messi está ranzinza e isso influi no seu estilo de jogo. Foram só 45 minutos dos 180 e sem um chute a gol! Messi não está feliz! Há quanto tempo isso não acontecia? Supõem um complô dentro do grupo contra o jogador, já que não se vê o atleta conversando com ninguém dentro de campo. Seria uma espécie de inveja ou o jogador está mostrando o seu outro lado? Coisas que o tempo pode dizer.
A única exaltação é quanto a Romero. O goleiro salvou a Argentina em duas oportunidades. Mas, ainda precisa de um teste de fogo contra um grande para mostrar que merece a vaga de titular na Argentina, para provar que a Seleção tem sim um goleiro. E isso pode acontecer em uma quartas-de-final, num duelo contra Chile ou Uruguai. Enquanto isso, Chiquito salva a Argentina de vexames.
Notas aos jogadores após as duas partidas da Copa América
Romero: 8
Zanetti: 6
G.Milito: 2
Burdisso: 5
Rojo: 3
Zabaleta: 5
Mascherano: 7
Cambiasso: 4
Banega: 3
Gago: 6
Dí Maria: 6,5
Messi: 4
Lavezzi: 2
Tevez: 5
Aguero: 7
Higuaín: 6
É triste ver um jogo da Argentina, estou achando pois está obvio que há coisas estranhas acontecendo nos bastidores. também não acredito que há inveja por parte dos outros jogadores de Lio Messi. Acho que Messi é que está mesmo mascarado.
Lembr me bem da ultima Cpa América e as desavensas dele com El Topo gigio Riquelme.
Messi poderia dar uma de o “dono do pedaço” no Barça , la ele é rei, na Argentina ele é apenas um jogador mediocre.
Messi mascarado????? Eu não usaria um termo desses para designar o atual momento dele. Acho que ele está perdido, se deu conta de que não basta querer jogar bem na seleção, existem outros fatores também…afinal de contas, não deve ser nada fácil, se sentir um forasteiro dentro de seu próprio país, talvez isso esteja igualmente incomodando-o. Claro que só isso não justifica as más atuações dele até agora na Copa América, mas às vezes pegam pesado demais com o rapaz….chamar o cara de jogador medíocre é no mínimo ridículo. Messi tem culpa sim no atual momento da albiceleste, mas não só ele. E acho que o artigo do Thiago deixa isso bem claro.
talvez haja excesso de estrelismo na seleção, já que há outros jogadores referências em seus clubes.
é realmente uma pena. Há meu ver, esta é a melhor geração que a Albi já teve e não estão conseguindo tirar proveito disso. Este plantel tem de tudo para ser o melhor do planeta, mas ao que parece não existe uma equipe e sim apenas um grupo, muito bom, mas apenas um grupo…. provavelmente com objetivos diferentes.
Discussão com Burdisso ? Nem sabia disso… alguém têm mais detalhes ?
Messi o gênio esse e o termo mais usado quando se fala nele,mais até quando se limita esse termo?
Na historia do futebol existem varios gênios,craques,magos e apenas alguns deuses do futebol,por isso acho muito bobagem ficar dizendo que Messi vai ser o melhor jogador de todos so tempos!
Dirceu Lopez ex jogador do Cruzeiro por exemplo dizem que foi um gênio um craque uma mago da bola desse que so se ve de decadas em decadas,mais quando procuramos por ele na seleção Brasileira não se tem noticia nunca foi nada e nem representou nada na Seleção foi mais um que so jogava no seu clube!
Reinaldo o REI do Galo craque,gênio e ja até ouvi falar que foi o melhor centroavante da historia,mais na Seleção nunca fez nada!
Se for falar de todos que forão assim vou ficar o resto do ano escrevendo,citei os dois porque sou mineiro e discuto muito esse assunto com os meus tios sobre os antigos jogadores que eu não tive o pirvilegio de ver jogar!
Zinedine Yazide ZIDANE pra mim o melhor jogador que vi jogar(so tenho 23 anos) e muita gente não o considera um Deus do futebol,para muitos ele foi somento um craque até gênio mais pra mim o Messi não chega nem perto dele alem do que ele sempre apresentou seu futebol em cluber e na Seleção!
Cruyff a lenda do Carrossel Holandes um DEUS do futebol que nunca ganhou a Copa do mundo e nem tem tantos titulos como Messi mais mesmo assim e um DEUS do futebol sempre apresentou seu futebol em qualquer lugar!
LIONEL ANDREAS MESSI um craque diferente de muitos que ja vi,quebra recordes com tanta facilidades que até parece simples fazer isso,multe campeão com o Barcelona campeão da liga,espanhol,mundial e de tudo mais ,mais mesmo assim não consegue jogar na seleçao!
Messi vai ser mais um dos que sempre serão lembrados por serem DEUSES em seus clubes mais meros mortais berante a sua Seleção!
A SELEÇÃO NÃO TEM QUE JOGAR PELO MESSI E SIM MESSI TEM QUE JOGAR PELA SELEÇÃO!
Messi e o melhor de todos os tempos e isso n ha duvidas ,o ploblema e dessebatista q ate gostei no inicio ,mas comecou a fazer loucura.coloca um armador meu o q o dimaria estar fazendo no banc?ele tem a melhor selecao do planeta nas maos e n sabe usala e arma-la.
Está claro demais que o grupo está incomodado. Pode ser inveja reprimida ou a simplesmente não gostam da idéia e trabalho do treinador.
Messi é muito expressivo. Você vê no rosto dele o que está acontecendo. No Barcelona percebe-se quando está a vontade em campo, quando está incomodado com marcação ou falta de rotatividade e frustração. Na seleção argentina como nós enchergamos Messi? Está sempre perdido. Vê-se claramente que ele não gosta de como está o sistema ou os companheiros de equipe.
O problema além de tudo é o treinador.
Irreconhecível Messi!
Parabéns pelo site. Sou fã de carteirinha!
Abs
Alan
Pessoal infelizmente a seleção argentina está perdendo a sua identidade!!!
Cadê as provações dentro de campo? cadê as confusões? cadê a velha milonga (catimba) argentina?
Não estou falando de jogo sujo, nada de violência, nada de uma entrada desleal.
Mas sim de tudo o que caracteriza a seleção argentina!!!
Só prá vocês entenderem do que estou falando, por exemplo: nos 02 últimos confrontos entre argentinos e brasileiros não ocorreu nenhuma “confusão”.
olha, eu gosto muito d ver o Messi a jogar, ele e um excelrnte jogdor e sabe muito bem oque fazer com a bola. Mas algo tem que se ter em conta, ele esta no melhor clube do mundo na actualidade, esta a trabalhar com um treinador e jogadores juntos a mais de 3 anos. ja sabem como devem desmarcar o messi, ele ja sabe para onde fintar o jogador contrario e fazer um passe que ira encontrar um seu colega com seguranca de que ele realmente estara la, isto porque a muito tempo vao desenahando essas jogadas. N a selecao isso nao acontece, ai convoca-se jogadores de varios campeonatos que alguns nada a ver tem com a dinamica do seu jogo, ele e posto com um colega que talvez pouco se entendem em termo de jogadas. mas como todos saibamos poucos sao os jogadores (craques ) que bem se dao nas suas selecoes. e mais faciol um jogador se dar bem na selecao quando nao muito craque do quando craque. isso nos vemos muito. uma selecao de strelas nada faz. Calma Messi um dia teras dias de gloria na slecao tudo precisa dum tempo para aconetecer.
nao concordo que “confusão” seja sinônimo de seleção argentina. Aliás, vejo este tipo de insinuações divulgadas justamente pela mídia brasileira, que adora subestimar adversários, tirar sarro qdo as coisas não vão bem na Argentina e mal admitem qdo a seleção brasileira não está bem. Sou mais adepto deste tipo de seleção, desta geração que está nas mãos do Batista = técnica, de jogadores habilidosos, sem perder a tradicional raça hermana, conhecida antes mesmo dos tempos de Dieguito. Vejo a argentina com o melhor plantel de todos os tempos, mas isso não significa que tem uma equipe unida, com o mesmo objetivo. Talvez excesso de estrelismo, brigas internas, ciúmes do Messi ser o protagonista, sei lá… algo está errado ! e Messi está irreconhecível. Se o treinador conseguir extrair de cada jogador o que tem de melhor, fazemos fretne a qualquer seleção, já que tem os melhores jogadores do planeta.