Arquivo

Torneios do Interior: partidas decisivas marcam o Argentino A e B

Sportivo x Desamparados

No Argentino A, o Sportivo Desamparados venceu por 1×0 ao Sportivo Belgrano, em San Juan e vai a San Francisco com a vantagem do empate. No Argentino B, o Gimnasia y Tiro, de Salta, goleou o Defensores de Belgrano, de Villa Ramallo, por 3×0 e está próximo de subir. Já pela promoción entre os clubes do Torneio do Interior com o Argentino B, duas partidas forma realizadas; o Alvear FC não conseguiu sair do zero contra o Atlético Concepción, enquanto em Tucumán, o San Jorge local fez 3×2 sobre o Cruz del Sul, de Bariloche.

Torneio Argentino A
O Sportivo Desamparados, de San Juan, venceu o Sportivo Belgrano por 1×0, na partida de ida da final do Torneio Reducido. Com isso, o time de San Juan leva a vantagem do empate para o jogo de volta, que será realizado na cancha do Belgrano, no próximo domingo, dia 19, El Puyutano conseguiu uma vitória muito festejada, mas sabe que terá dificuldades no jogo de volta. La Verde de San Francisco tem a vantagem na final e precisará apenas de uma vitória simples no jogo de volta para vencer o Reducido.

O jogo foi muito disputado pelas duas equipes, com o predomínio inicial do local, que soube prender seu adversário no campo de defesa e chegou várias vezes com perigo à meta do goleiro Barucco, do Belgrano. O domínio ocorria porque el Puyutano conseguia ocupar os espaços pelos lados do campo, se aproveitando da fragilidade defensiva do visitante por aqueles setores. Também se destacava a disposição do elenco local em marcar os jogadores visitantes, ao mesmo tempo em que saíam com facilidade e rapidez para o ataque. A presença do time era forte no meio de campo pela boa condução de bola de Hernán Lamberti e Marcos Garrido, os donos da meia cancha na partida.

Apesar disso, o time só se encontrou com as boas jogadas a partir dos 28 minutos, o que demonstra o quanto seu elenco estava nervoso. Então apareceu a figura do goleiro Barucco, que pela grande atuação em toda a partida, impediu o Belgrano de perder sua classificação logo no jogo de ida. Já que o volume ofensivo do local era muito intenso, o visitante resolveu explorar as jogadas de contra-ataque e quase chegou ao gol, aos 39 minutos da primeira etapa, com Lucas Farías

A segunda etapa começou com o Desamparados apresentando um volume de jogo muito forte e não deu chances para la Verde fazer suas jogadas de ataque como no fim do primeiro tempo. Aos 19 minutos, o visitante perdeu Aldecoa, que foi expulso pelo árbitro por jogada violenta. As coisas ficaram mais fáceis para o local, que encontrou ainda mais espaços no campo. Contudo, assim como nas últimas cinco partidas, o valente Desamparados só chegou ao gol salvador nos últimos 15 minutos de jogo. Neste caso, aos 40 minutos, para o desespero e alegria de seus hinchas, que lotaram o estádio Oscar C. Boero e que no final da partida puderam fazer a festa.

Torneio Argentino B
Pela primeira das duas finais do Argentino B, o Gimnasia y Tiro, de Salta soube aproveitar o mando de campo para golear o Defensores de Belgrano, de Villa Ramallo, 3×0. Com o resultado a equipe salteña leva enorme vantagem para o jogo de volta. A outra final terá sua partida de ida no próximo domingo, 19, entre Deportivo Roca e Racing de Olavarría.

O jogo foi aberto e muito movimentado desde o seu início, com as duas equipes buscando o ataque e esbarrando ou nas boas atuações dos arqueiros ou no nervosismo de seus atacantes, que não souberam concluir as inúmeras chances em gol que apareceram na primeira etapa.

No segundo tempo, o visitante teve David Sadauskas expulso e somente a partir daí é que o Gimnasia conseguiu fazer o primeiro gol. Depois disso, veio o segundo e o terceiro. O resultado não expressa fielmente o que ocorreu na partida, já que o visitante também se apresentou muito bem na cancha adversária. Com o resultado, o Lobo salteño está a um passo do Argentino A.

Promoción (Argentino B com o Torneio do Interior)
Dos três confrontos pela promoción, apenas dois foram realizados, já que o Jorge Newbery de Venado Torto, que enfrentaria o Deportivo Famailla, entrou com recurso à decisão do Conselho Federal, que lhe retirou os três pontos contra o San Martín, na partida de ida da final 2 do Argentino C. Os resultados dos dois outros confrontos foram San Jorge 3×2 Cruz del Sul e Alvear FC 0x0 Atlético Concepción.

O destaque fica para o confronte entre San Jorge, de Tucumán e Cruz del Sul, de Bariloche. O time local foi todo ataque desde o início da partida, mas foi logo surpreendido pelo visitante, que fez 1×0 logo aos onze minutos de jogo. O drama se estabeleceu então em Tucumán, que só viu o empate da disputada partida aos 12 minutos do segundo tempo. Aos 35, o local passou à frente do placar com Lezcano.

A partir daí os torcedores locais experimentaram fortes emoções. Primeiro porque o visitante empatou aos 42 minutos, com Luis Mussón. O placar era ingrato para um San Jorge guerreiro, que lutou durante noventa minutos para chegar à vitória. Porém, quando muitos já choravam, Juan Paz fez 3×2 para o local e voltou a despertar a alegria de seus apaixonados torcedores. Apesar disso, a vantagem é pequena, pois se perder pela diferença de um gol, em Bariloche, o time de Tucumán continuará no Argentino C.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.