Acesso

Torneio Argentino A: Deportivo Maipú é o dono do Undecagonal

deportivo_maipu

O Deportivo Maipú é o líder absoluto e senhor do Undecagonal. A equipe da região do Cuyo venceu as quatro partidas que disputou e supera até o favoritismo do Talleres de Córdoba, o segundo colocado. Na Reválida, Guaraní Antonio Franco e Central Córdoba mandam na Zona A; Alvarado de Mar del Plata é nome e senhor da Zona B.

Undecagonal

Na rodada, o destaque vai para três equipes, que venceram na condição de visitante: Talleres, Maipú e San Jorge Tucumán, que vem se recuperando na competição. “La T” foi a Concepción del Uruguai e bateu o Gimnasia por 2×0, com dois gols do artilheiro Gonzalo Klusener. Na rodada anterior, a equipe vinha de um empate com o San Martín Tucumán, dentro do Mário Kempes.

O San Jorge Tucumán apresenta uma grande recuperação. Na prática, repetiu o resultado da rodada anterior, quando a equipe precisou visitar o inferno para vencer o Gimansia CDU em casa por 3×1, com dois gols nos acréscimos e com uma dose de sofrimento que beirou a tragédia. Nesta rodada, a equipe pincelou novamente o tom trágico das grandes conquistas ao construir a vitória no fim da partida. Perdia em Olavarría, para o Racing por 1×0. Empatou ao 35, virou aos 40 e sacramentou o triunfo aos 45 do segundo tempo.

Porém, o senhor do Undecagonal é o Deportivo Maipú. A equipe da região do Cuyo venceu seu quarto triunfo consecutivo, e o segundo como visitante. Na rodada, foi a San Luís e bateu no Juventud Unida por 1×0, com um gol do artilheiro Lucas Gamba, aos 36 minutos da etapa final. O Botellero tem apresentado um jogo sólido e cheio de objetividade e confiança. Porém, os analistas apostam que essa campanha não deve se manter, quando a equipe se deparar com os melhores rivais do Undecagonal.

Outro que obteve uma importante vitória foi o San Martín Tucumán. Após igualar em um gol com o Talleres, na rodada anterior, o Santo recebeu o Ramón Santamarina e venceu por 1×0, com um gol de Ibañez, no início da partida. Agora, o tradicional rival do Atlético Tucumán é o terceiro colocado do Undecagonal. Para completar a rodada, o Sportivo Belgrano de San Francisco foi anfitrião para o Juventud Antoniana, de Salta. O empate em um gol dimensiona o momento medíocre do Verde de San Francisco.

Classificação: Deportivo Maiú: 12 pontos; Talleres de Córdoba: 10; San Martín: 7; San Jorge Tucumán: 6; Gimnasia y Tiro: 5; Sportivo Belgrano: 5; Ramón Santamarina: 4; Juventud Unida de San Luís: 3; Juventud Antoniana: 1; Racing de Olavarría: 1; Gimnasia de Concepción del Uruguay: 1.

Reválida – Zona A

Destaques vão para o Central Córdoba de Santiago del Estero e para o Guaraní Antonio Franco. Los Ferroviários foram a Córdoba e bateram no Racing por 1×0, com um gol de Diego Suárez, aos 25 minutos da etapa final. Já La Franja recebeu o Alumini de Villa María e fez 2×0, sem dificuldades. Central Norte e Tiro Federal ficaram no zero.

Classificação: Central Córdoba: 10 pontos; Guaraní Antonio Franco: 10; Libertad Sunchales: 5, Tiro Federal de Rosário: 5; Racing de Córdoba: 4; Central Norte: 4; Alumini de Villa María: 3.

Reválida – Zona B

Durou muito, mas a queda do líder Alvarado foi bem simbólica: perdeu de goleada de 4×0 e para o Cipolletti, um dos mais irregulares times do Argentino A. Os 100% de aproveitamento se foram, mas a situação ainda é tranquila. O problema é que agora o líder tem a perseguição de um de seus piores rivais: o Unión Mar del Plata, com dois pontos a menos.

Quem não tirou proveito do tropeço do Alvarado foi o Rivadávia de Lincoln. Atuando em seus domínios, a equipe frustrou sua torcida ao empatar em um gol com o Defensores de Belgrano de Villa Ramallo. O único que se aproveitou da situação foi o Sportivo Desamparados. Em San juan, fez 1×0 no Guillermo Brown, com um gol de Santiago Ceballos, aos 33 minutos do segundo tempo.

Classificação: Alvarado de Mar del Plata: 9 pontos; Unión Mar del Plata: 7; Rivadávia de Lincoln: 6; Def. de Belgrano de Villa Ramallo: 6; Club Cipolletti: 5; Sp. Desamparados de San Juan: 4; Guillermo Brown de Puerto Madryn.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 13 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.