IndependientePrimeira Divisão

Título da rodada será disputado no Sul

O próprio técnico Américo Gallego definiu o confronto com o Quilmes como uma final de campeonato para o Rojo. E não vai ser diferente, já que o resultado no Sul pode ser decisivo à luta de sua equipe para se manter na elite argentina.

O encontro de hoje, às 20h15, no Centenário de Quilmes, é decisivo para as pretensões de Independiente e Quilmes. Para o Cervecero, uma vitória não somente o afasta ainda mais da zona da degola como ainda mantém vivas as suas pretensões de título. A importância de vencer também está no fato de que o seu treinador, Omar de Felippe não pretende que o Cervecero tenha a mesma história do Tigre, na temporada passada.

Na ocasião, o Matador se livrou totalmente do rebaixamento apenas no final. Além disso, precisou da última rodada para apagar as suas chances de conquistas do Torneio Apertura. De Felippe não quer que sua equipe viva esta situação e pretende que ela se afaste o mais rápido possível da zona da degola.

Só que a situação do Rojo é ainda mais delicada. A esquadra de Tolo Gallego já está na zona do rebaixamento. Se vencer, ainda seguirá entre os três condenados ao descenso. Porém, se perder, a situação será ainda mais dramática, pois verá o seu rival mais próximo se afastar da parte de baixo da tabela.

Uma derrota no Sul terá outra consequência para os comandados de Gallego. Neste caso, se o San Martín vencer sua partida contra a equipe alternativa do Arsenal, será o Verdinegro, e não o Quilmes, a preocupação imediata do conjunto rojo. Gallego sabe o quanto isto pode ser danoso para o moral de seus jogadores. Por isso, não pode nem pensar em empatar diante dos comandados de de Omar de Felippe.

Gallego já disse que o embate no Sul é uma “final de mundial” para a sua equipe. E para tanto, não contará com Montenegro, que segue se recuperando de lesão. Cristian Tula volta, no lugar de Julián Velázquez, e Contrera entra na vaga de Samuel Cáceres. Agora veja como vão ficar os promédios das três equipes, após a sexta rodada:

Idependiente
Atualmente: 1,130; se vencer: 1,148; se empatar: 1,128; se perder: 1,118.

Quilmes
Atualmente: 1,208; se vencer: 1,280; se empatar: 1,200; se perder: 1,160.

San Martín San Juan
Atualmente: 1,097; se vencer: 1,126; se empatar: 1,095; se perder: 1,079.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 8 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.