Arquivo

Tigre vence Rafaela e impede Boca de ser campeão nesta rodada

Com grande atuação de “Cachete” Morales o Tigre venceu o Rafaela em Victória e impediu o título antecipado do Boca Juniors na rodada. A partida foi toda dominada por um conjunto matador, que está longe de ser uma equipe que apenas agora saiu do descenso direto. Dominou um Rafaela perdido em campo e muito bem marcado. No fim das contas a goleada ficou de bom tamanho para o que fez o Matador diante de seus torcedores. Já pela B Nacional foram dois jogos na noite de hoje. Em La Plata, o Giminasia fez 3×0 no Deportivo Merlo e, em Florêncio Varela, o Defensa apenas empatou com o Ferro Carril Oeste por 1×1.

Tigre 3×0 Atlético Rafaela

O volume de jogo do conjunto local era bem maior que de seu rival já desde os primeiros minutos de partida. La Crema pouco reagia, pois tinha seus avanços bloqueados pela boa marcação do Tigre a partir de sua segunda linha de quatro homens. Aos 15 minutos Nico Castro faz excelente lançamento para el Chino Luna, que soube tirar do arqueiro Sara e fazer 1×0 para o Matador de Victoria. O domínio do Tigre parecia assustar o conjunto cremoso. Somente aos 25 minutos é que o visitante chegou bem à meta de García. Porém Zbrun foi menos brilhante que o porteiro matador.

O Tigre teve ao menos mais duas grandes chances de ampliar o marcador ainda na primeira etapa. Na principal delas, aos 36 minutos, a equipe local chegou no ataque com quatro homens contra somente dois de La Crema. Mas, um excesso de zelo e um tanto de dispersão foram o suficiente para que o segundo tento não saísse.

Na segunda etapa as coisas mudaram um pouco de figura. Isso porque Trullet mexeu bem na equipe com a estrada de Iriarte no lugar de Carrera. Mas faltava objetividade ao conjunto de Santa Fe. Faltava uma melhor articulação pelo meio. Faltava um homem. Faltava Castro. Sem ele o Rafaela parecia criança órfã de todo tipo de criatividade. A Bola então não chegava a Gandín e nada acontecia. O problema é que Castro estava em campo. Só que não via a cor da bola.

Então aos 21 minutos o Tigre chegou ao segundo gol, mesmo que estivesse, de certa forma, sendo dominado pelo rival. Após boa cobrança de córner de Morales, da esquerda, Castaño se antecipou a dois marcadores do Rafaela e ampliou: 2×0 para o Tigre. O Rafaela continuou pressionando, mas já com um falso domínio do duelo. Aos 32, após excelente jogada, que envolveu Chachete Morales e Carrasco, a pelota foi desviada com a mão dentro da área de Sara pelo defensor visitante. Pênalti e gol de Morales: 3×0 Tigre. Resultado final em Victória. Na próxima rodada o Rafaela será local diante do Vélez; enquanto o Tigre fará o confronto direto da promoción contra o San Lorenzo, em Nuevo Gasómetro.

Formações:
Tigre: Javier García; Carlos Casteglione, Mariano Echeverría, Juan Carlos Blengio; Gastón Díaz (Martín Galmarini), Diego Castaño, Román Martínez, Ramiro Leone; Diego Morales; Ezequiel Maggiolo (Nelson Carrasco) e Carlos Luna (Emmanuel Pío). Técnico: Rodolfo Arruabarrena.

Atlético Rafaela: Guillermo Sara; Fabricio Fontanini, Oscar Carniello, Martín Zbrun; Sebastián Carrera (Hugo Iriarte), Walter Serrano, A. Castro (Walter Gaitan), M. Juárez; Matías Zbrun (Lucio Filomeno) e Darío Gandín. Técnico: Carlos Trullet.

Primeira B Nacional

Gimnasia 3×0 Deportivo Merlo

Em La Plata o Gimnasia goleou o Deportivo Merlo por 3×0 e chegou à sétima posição na tabela de classificação. O Lobo jogou fácil, até porque se deparou com um Charro instável e bem distante de reeditar as boas apresentações sob o comando de Felipe De La Riva. Agora o Merlo soma 12 partida sem vitórias, enquanto o Lobo se recuperou da derrota para o Quilmes, na rodada anterior.

O Lobo saiu vencendo logo aos 18 minutos com um gol de Fernando Silva. Aos 37 Vargas ampliou para 2×0. Além de demonstrar instabilidade em campo, o Merlo ainda perdeu Alejandro Friedrich no final do primeiro tempo. Dessa forma, o domínio exercido pelo Lobo ficou ainda mais evidente e incontestável. Logo no sétimo minuto da etapa complementar, Choy González fez 3×0 e deu números finais ao confronto. Uma vitória realmente importante às pretensões do Lobo de se aproximar dos líderes e pleitear no mínimo uma vaga na promoción, ao fim da temporada. Na próxima rodada, o Lobo será visitante diante do Ferro Carril Oeste, enquanto o Deportivo Merlo será local diante do Atlanta.

Defensa y Justicia 1×1 Ferro Carril Oeste

Em Florêncio Varela, Defensa y Justicia e Ferro empataram em 1×1, em boa partida de futebol. O conjunto local saiu na frente com um gol de Gonzalo Bustamante logo aos 12 minutos do primeiro tempo. E poderia ter ampliado já que o volume de jogo da equipe local era muito superior. As boas chances de gol que o Defensa teve eram correspondidas com chegadas apenas tímidas do Verdolaga, que não levava efetivo perigo ao arco de Perafán.

Na segunda etapa a partida ficou ainda melhor, só que mais equilibrada. O Ferro foi mais efetivo, buscou mais o gol e foi premiado pelo esforço quando restavam apens dois minutos para o fim do jogo. O gol foi anotado por Jorge Diaz. Com o resultado o Ferro manteve a quinta posição, mas pode ser ultrapassado pelo Quilmes na rodada. O Defensa está a duas posições do Verdolaga, mas pode ser ultrapassado pelo Patronato de Paraná, que atua amanha, em casa, diante do Atlético Tucumán. Na próxima rodada o Ferro será local diante do Gimnasia, enquanto o Defensa vai jogar em Parque Patrícios com o Huracán.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + sete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.