Libertadores

Tigre vence e ainda sonha com vaga na próxima fase da Libertadores

Tigre-festeja-gol-Sporting-Cristal_OLEIMA20130409_0174_8

Pressionado pela necessidade da vitória para seguir com o objetivo de se classificar às oitavas-de-final da Libertadores, o Tigre fez sua melhor partida na competição e venceu o Sporting Cristal por 3 a 1. Com a vitória, o “Matador” foi a seis pontos, mas ainda está em terceiro lugar no Grupo 2, já que está em desvantagem no saldo de gols (-3) e no número de jogos (5) em relação  ao Palmeiras. O time brasileiro tem zero de saldo e um jogo a menos em relação ao Tigre.

Como precisava da vitória, o “Matador” desde o começo atacou o time peruano, levando perigo sobretudo nos levantamentos para a área feitos por Pérez García. Com isso, a equipe argentina liberou muito espaço para as evoluções rápidas do Sporting Cristal nos contraataques. Aos oito minutos, Ávila tabelou e recebeu bom passe na direita da área. García saiu a tempo e conseguiu evitar o chute do atacante peruano.

O time azul-celeste de Lima jogava melhor e dominava ligeiramente a partida até os 24 minutos. O zagueiro Álvarez perdeu uma bola relativamente fácil para Leguizamón na corrida e deixou o atacante em ótimas condições para abrir o marcador para os donos da casa.

Na sequência quase Pérez García marcou o segundo em boa cobrança de falta. Aos 32, um gol anulado do Sporting Cristal: após um cruzamento da esquerda, Rengifo, em posição de impedimento, chegou atrasado e quase empurrou para as redes. Ao seu lado, Ávila, que vinha atrás e portanto sem impedimento, dominou e bateu forte para o gol. A arbitragem viu participação de Rengifo no lance.

No segundo tempo o time visitante voltou melhor e em dois minutos ficou perto de empatar por duas vezes com Rengifo: na primeira, mesmo desmarcado, não alcançou a tempo cruzamento de Ávila; na segunda, dominou no peito e virou para o gol, com a bola saindo por cima do arco.

O desperdício de gols castigou os peruanos. Logo depois, aos três minutos, Pérez García aproveitou uma falha de Quina para invadir a área e encobrir Penny com um toque sutil. Lindo gol do camisa 10 do Tigre.

Com um Sporting Cristal perdido em campo e sem o zagueiro Álvarez, expulso aos cinco minutos, o time argentino não teve dificuldades para marcar o terceiro gol logo depois. Chiroque perdeu no meio-campo e a bola sobrou para Botta. O habilidoso meia dominou, se desvencilhou da marcação, invadiu a área pelo lado direito e chutou cruzado. Outro belo gol que deu ainda mais tranquilidade aos comandados de Néstor Gorosito.

Tentando melhorar seu saldo de gols, o Tigre continuou no ataque e por pouco Pérez García não marcou o quatro gol. No entanto, um vacilo de Donatti fez com Lobatón dominasse na área e acertasse um belo chute no ângulo de García aos 24 minutos. Era o gol de honra do Sporting Cristal, que engolido pela boa atuação do Tigre, não fez muito mais em campo.

Na última rodada do Grupo 2, o Tigre vai ao Paraguai para enfrentar o Libertad. Já o Sporting Cristal receberá o Palmeiras em Lima.

TIGRE: Javier García, Donatti, Echeverría e Orban; Galmarini (Gastón Díaz), Diego Ferreira, Peñalba (Castaño) e Leone; Pérez García; Botta e Leguizamón (Ftacla)
Técnico: Néstor Gorosito

SPORTING CRISTAL: Penny, Álvarez, Ayr, Nelinho Quina e Uribe; Sheput (Revoredo), Calcaterra, Lobatón e Ross (Chiroque); Ávila e Rengifo
Técnico: Roberto Mosquera

Árbitro: Oscar Maldonado (BOL)

Alexandre Leon Anibal

Analista de sistemas, radialista e jornalista, pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. Neto de argentinos e uruguaios, herdou naturalmente a paixão pelo futebol da região. É membro do Memofut, CIHF, narrador do STI Esporte (www.stiesporte.com.br ) e comentarista do Esporte na Rede, programa da UPTV (www.uptv.com.br ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − quinze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.