Sul-Americana

Tigre vence Cerro Porteño e garante festa dupla em Victoria

Pela frente, tinha Nanni, Fabbro, Jorge Fossati e a desvantagem no placar como obstáculos pela frente no caminho do Tigre. Todavia, nada disso foi o suficiente para tirar a equipe de Victoria da Copa Sul Americana mesmo tendo pela frente um Cerro melhor na partida, que marcou dois gols fora de casa, com Salcedo e Fabbro, mas viu o show da equipe coletiva do Tigre, que se dedicou do inicio ao fim, e consolidou uma grande vitoria por 4×2, colocando a equipe na semifinal da competição, e ainda garantindo uma vaga na Copa Libertadores da América de 2013, como melhor argentino na Sul Americana, uma festa dupla, que promete virar a noite em Victoria.

Saindo em desvantagem no placar por perder a primeira partida para o Cerro Porteño no Paraguai por 1×0, o Tigre teve que ir atrás para reverter a situação no estádio Monumental de Victoria, assim como no embate diante do Deportivo Quito nas oitavas de final da Copa Sul Americana, vida nada fácil para o Matador.

E assim que a partida foi iniciada, os comandados de Nestor Gorosito mostraram que buscariam o resultado, que quase foi inaugurado nos primeiros minutos com Federico Santander, que perdeu uma grande oportunidade, talvez a única finalização nos primeiros 15 minutos, mesmo tendo o domínio de posse de bola e predominância ofensiva, oprimindo o Cerro Porteño a se defender.

No minuto 18 a história da partida mudou totalmente, para ambas equipes, mas com objetividade do lado do Tigre, já que Gastón Díaz cruzou e Echeverría aproveitou e cabeceou livre, sem chances para o goleiro Barreto, um a zero e muita alegria dos hinchas que lotaram o estádio.

Mas o gol que levava a partida as penalidades, fez com que o Cerro acordasse para o jogo. No minuto seguinte, o artilheiro Nanni acertou a trave. No decorrer da primeira etapa, era pressão total dos paraguaios, Fabbro e Lopez infernizavam a defesa do Tigre, e junto de Salcedo, cansaram de perder gols, no total foram seis perigosas finalizações.

Quando o jogo caminhava para o fim da primeira etapa, Fabro cobrou escanteio, mas Paparatto cortou bem de cabeça, a bola sobrou para Santander que puxou um lindo contra-ataque e tocou para Alejandro Botta, que cortou o zagueiro e acertou um lindo chute, ampliando o placar para dois a zero e trazendo a tona o velho ditado do futebol, ‘quem não faz, toma’.

A felicidade e a tensão era tão alta no Monumental de Victoria, que a energia do estádio acabou minutos antes do retorno das equipes ao gramado, e durou 24 minutos. Fato que não baixou o clima quente dentro do gramado no retorno da energia, e assim que a bola rolou, Fabbri acertou a trave do goleiro Javier Garcia. Mas como o Tigre contava com a sorte, em mais um contra ataque, Botta cruzou e Santander fez o terceiro gol da equipe na partida, era a classificação praticamente assegurada para a semi final.

Mas como o futebol nos reserva grandes surpresas, dez minutos depois do gol de Santander, Fabbro cruzou da esquerda, na cabeça de Salcedo, diminuindo o prejuízo e colocando o Cerro mais uma vez na partida. A equipe paraguaia tinha Fabbro inspirado, e aos 25 minutos, em cobrança de falta que o próprio sofreu, o número 17 fez um lindo gol, indefensável para Garcia, dedicando o gol para sua namorada Larissa Riquelme, talvez uma das influenciadoras do ótimo futebol apresentado pelo jogador na partida.

Os 3×2 classificava o Cerro Porteño, e seus 3 mil torcedores presentes na Argentina vibravam com a possível classificação. Mas como nada pode segurar o Tigre nessa Copa Sul Americana, nem mesmo a ótima partida da equipe paraguaia, que apenas viu o zagueiro Donatti cabecear na trave e contar com a sorte da bola voltar no seu próprio pé, marcando o quarto gol do Tigre, classificando o matador de vitoria para a semi final e garantindo uma vaga para a Libertadores de2013, já que pelo regulamento, o argentino mais bem colocado na competição ganha vaga no maior torneio continental das Américas. Agora o Tigre aguarda o confronto do Grêmio contra o Millonarios para saber quem será seu próximo adversário na Copa Sul Americana.

Victor Limeira

Jornalista formado pela faculdade paulista FIAM/FAAM. Acompanha não só o futebol argentino como as ligas menores da Europa. Começou a escrever para o Futebol Portenho em agosto de 2010 principalmente por ter uma paixão do futebol que reúne alma, raça e um belo toque de maestria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.