Seleção

Tata Martino: a bola da vez para a seleção?

tata

Na tarde de hoje surgiu a notícia de que Gerardo Martino estaria acertado com a AFA para ser o substituto de Alejandro Sabella na seleção argentina. A informação apareceu em vários veículos da imprensa argentina, e de lá atravessou fronteiras. No entanto, trata-se de algo a ser visto com muito cuidado. Que Tata é uma possibilidade para assumir o comando técnico da seleção em caso de vacância do cargo, não resta dúvida. Mas será que já há um acerto neste sentido?

Para começar, Alejandro Sabella ainda não deixou a seleção, e, como informamos hoje mesmo, a AFA gostaria de tê-lo até a Copa América de 2015, ao menos. Sabemos que cartolas, em especial os sul-americanos, não são conhecidos por manter a palavra, mas é algo a se levar em conta. Tanto mais que Claudio Gugnali, ajudante de Sabella, declarou hoje à Rádio ESPN FM, que a AFA de fato demonstrou interesse na continuidade do treinador atual.

Também vale notar que a fonte das reportagens é um vice-presidente da federação paraguaia. Federico Acosta disse à Rádio 730 de Assunção que soube do acerto “pela imprensa”, o que é verdadeiramente estranho, já que as reportagens sobre o assunto são baseadas exatamente em suas declarações.

A reportagem do Futebol Portenho conversou com jornalistas que ouviram pessoas próximas ao ex-treinador do Barcelona. Segundo essas fontes, o entorno de Martino afirma que de fato houve um convite para assumir novamente a seleção paraguaia, mas o convite foi rechaçado pelo treinador. Para as pessoas próximas a Martino, as declarações de Acosta seriam uma desfeita contra o Tata em função da recusa.

Ainda segundo essas fontes, não houve até o momento nenhum contato da AFA com Martino. Mais que isso, o treinador estaria inclinado a não aceitar um eventual convite para dirigir a seleção de seu país. Avalia que não poderia trabalhar como gostaria, pois estaria atado aos interesses de Julio Grondona e seus amigos e parceiros comerciais. Nessa linha de raciocínio, Tata daria preferência a outras possibilidades (teria já duas ofertas de clubes europeus e estaria esperando por outras).

Esta parece ser a situação do momento. Mas nada impede que amanhã Sabella anuncie seu desligamento da seleção e a AFA convença Martino a aceitar o posto. Mas no dia de hoje o que foi possível apurar é que o nome de Sabella segue sendo o preferido de Grondona, e que um acerto com outro treinador só viria a ocorrer quando o atual treinador deixar claro que não seguirá, o que ainda não ocorreu.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.