Acesso

Talleres de Córdoba é o líder do Torneio Argentino A

A sofrida hinchada do Talleres esperou até os 50 minutos do 2º tempo para comemorar a vitória

Já na disputa do Undecagonal, a fase que reúne os 11 melhores para um torneio a parte do qual sai o campeão, e também já na disputa da Reválida, repescagem e torneio a parte que vai definir alguns “pobres diabos” que ganham nova chance de acesso, bem como aqueles que serão rebaixados, o Torneio Argentino A explode de emoções em cenários épicos em que vários jogos são definidos só nos acréscimos. Disputadas as duas primeiras rodadas, Talleres de Córdoba e Deportivo Maipú são os líderes; na Reválida a grande surpresa é o histórico Guaraní Antonio Franco, na Zona A, e Alvarado de Mar del Plata, na Zona B.

Undecagonal

Na segunda rodada, o Talleres jogou na condição de visitante conta o Sportivo Belgrano de San Francisco, só que curiosamente em casa, no estádio que costuma lotar com a sua apaixonada torcida. Desta forma, embora houvesse um número significativo de torcedores do Verde, “La T” jogou como se fosse mandante, pois conhece o estádio Maior Kempes mais que qualquer outra equipe. Além disso, o Talleres teve muita sorte no cotejo e se valeu da incapacidade do “mandante” em converter em gols o domínio que possuiu da partida.

Logo aos 24 minutos, Maxi Velascos abriu o placar para os albiazuis. O empate do Sportivo ocorreu somente aos 25 minutos da etapa complementar, com Tapia. Aos 50 minutos da etapa final, o árbitro marcou um pênalti inexistente para “La T”. Carabajal converteu e deu a segunda vitória consecutiva para o Talleres.

Em Concepción del Uruguay, o Gimnasia local recebeu o Deportivo Maipú e foi surpreendido pelo futebol consistente e eficiente do rival. No final, o placar em 2×0 para o Maipú colocou a equipe na liderança da Undecagonal.

Porém, o grande jogo da rodada aconteceu no estádio Padre Martearena, em Salta, onde Juventud Antoniana recebeu o estreante Ramón Santamarina, de Tandil. O conjunto de Salta esteve sempre atrás do placar e finalizou o primeiro tempo empatado com o rival em dois gols.Na etapa complementar, as duas equipes tiveram chances de matar o jogo e ficar com os três pontos. Só que o problema da definição de jogadas novamente foi uma personagem dentro da partida. No fim, restando apenas quatro minutos para o término, Martín Michel deu a vitória para “los Gigantes de las Sierras del Sur”. Com o resultado, o Santamarina entra no Undecagonal com cara de favorito.

Em Tucumán, o San Martín recebeu o San Jorge para o tenso clássico local. O jogo foi dos mais parelhos e disputados da rodada. Contudo, quando todos imaginavam que o dérby terminaria no zero, apareceu Lucas Chacana, a três minutos do fim para explodir La Ciudadela de comemoração e felicidade. Assim, o Albirrojo se reabilitou de sua derrota para o Maipú, na primeira rodada. Em Olavarría, o Racing vencia o Gimnasia y Tiro, de Salta, por 2×1 até os 47 minutos do segundo tempo. Então apareceu Matias Guglielmi para empatar: 2×2.

Reválida – Zona A: o Rivadávia de Lincoln frustrou sua torcida ao ficar no zero com o Sportivo Desamparados de San Juan. Em jogo em que as duas equipes vinham de derrota, na primeira rodada, o Libertad Sunchales se reabilitou para cima do Central Norte, de Salta: 2×1. O visitante saiu na frente com German Weiner, aos nove minutos do segundo tempo. Marcos Quiroga empatou aos 22 e virou para o Libertad Sunchales, aos 36 minutos.

Em Posadas, o Guaraní Antonio Franco recebeu o Racing de Olavarría e conseguiu a segunda vitória na primeira fase da Reválida: 1×0. Lucas Ramos fez o gol aos sete minutos da etapa final. Ainda pela rodada, o Alumini de Villa María se reabilitou da derrota para o Central Córdoba de Santiago del Estero. Fez 2×0 no Tiro Federal e somou os três primeiros pontos.

Reválida – Zona B: em confronto de perdedores da rodada anterior, o Unión Mar del Plata fez 2×1 na instável equipe do Cipolletti. Mas a grande vitória da rodada ocorreu em Villa Ramallo, onde o Defensores de Belgrano recebeu o Alvarado de Mar del Plata e se deu mal. Perdeu por 1×0, com um gol de Junior Ischia, aos 35 minutos da primeira etapa.

Primeira Rodada

Na primeira rodada, o Sportivo Belgrano fora a Tucumán e vencera por 2×1 ao San Jorge. Neste cotejo, o Verde de San Francisco teve outro duro rival: o insuportável calor de 40 graus no estádio do Central Norte, onde o San Jorge foi mandar o jogo. O Verde saiu perdendo com um gol de Villafañe, aos 22 minutos do segundo tempo. Só que mostrou sua força no Torneio e empatou com Zambrano, aos 28 e virou com um gol contra de Tapia, quando faltavam três minutos para o fim.

Em Córdoba, o Talleres precisou muito de sua torcida para superar o Juventud Antoniana, de Salta. “La T” fez 1×0, com um gol de Franco Olego, aos 14 minutos do segundo tempo. Outros resultados foram: Juventud Unida de San Luís 2×1 Racing de Olavarría; Deportivo Maipú 2xo San Martín Tucumán; Gimnasia y Tiro 1×1 Gimnasia de Concepción del Uruguay.

Pela Reválida, na Zona A, o grande triunfo foi Guaraní Antonio Franco. La Franja foi a Salta e venceu o Central Norte por 2×1 em um estádio abarrotado de gente. Em Rosário, o Tiro Federal fez 1×0 no Libertad Sunchales, enquanto em Santiago del Estero, o Central Córdoba ganhou de 2×0 do Alumini de Villa María.

Na Zona B, o destaque foi para o Rivadávia de Lincoln, que foi ao Río Negro e fez 3×1 no Cipolletti. Outro destaque foi a vitória do Alvarado sobre o Unión no clássico de Mar del Plata: 2×0. Já em Puerto Madryn, o Guillermo Brown não saiu do empate em um gol com o Defensores de Belgrano de Villa Ramallo.

Undecagonal – classificação

Deportivo Maipú: 6 pontos; Talleres de Córdoba: 6 pontos; Ramón Santamarina: 3; Juventud Unida de San Luís: 3; Sportivo Belgrano de San Francisco: 3; San Martín Tucumán: 3; Gimnasia y Tiro de Salta: 2; Racing de Olavarría: 1; Gimnasia de Concepción del Uruguay: 1; Juventud Antoniana: 0; San Jorge Tucumán: 0.

Reválida – Zona A
Guaraní Antonio Franco: 6 pontos; Central Córdoba de Santiago del Estero: 4 pontos; Libertad Sunchales: 3; Tiro Federal de Rosário: 3; Alumni de Villa María: 3; Racing de Córdoba: 1; Central Norte de Salta: 0.

Reválida – Zona B
Alvarado de Mar del Plata: 6 pontos; Rivadávia de Lincoln: 4 pontos; Unión Mar del Plata: 3; Sportivo Belgrano de San Francisco: 3; Defensores de Belgrano de Villa Ramallo: 1; Guillermo Brown de Puerto Madryn: 1; Club Cipolletti: 0.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − dez =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.