Supersemana – 2007: O show de Burrito Ortega
Até a presente data, o River Plate 2 x 0 Boca Juniors no Apertura 2007 foi a última vitória do El más Grande em Superclássicos realizados em jogos oficiais da Primeira Divisão Argentina. De lá para cá, o River Plate só ganhou dois amistosos de começo de ano, um em 2008 e outro em 2010.
No entanto, o jogo de 2007 foi um show digno de entrar para a história. Em partida válida pela 13ª rodada do Apertura 2007, realizada em 7 de outubro, o River Plate recebeu o Boca Juniors no Monumental de Nuñez, sob o apito de Héctor Baldassi.
O River Plate, treinado por Daniel Passarella, entrou em campo com: Carrizo; Ferrari, Sánchez, Tuzzio e Ponzio; Fernández, Ahumada, Belluschi e Ortega; Buonanotte e Falcão García.
Já o Boca Juniors entrou com Caranta; Ibarra, Maidana, Paletta e Morel Rodríguez; Ledesma, Banega, Cardozo e Gracián; Palacio e Palermo. A equipe era treinada por Miguel Angel Russo.
Jogando melhor, o River Plate logo fez aos 23 minutos com Falcão García. O 1 a 0 saiu de uma jogada de pintura. Bola roubada da defesa do Boca Juniors por Fernández, que lança do meio de campo, da direita para a esquerda, para Belluschi que, sem deixar a bola cair toca para o meio da área. Falcão García deixa a bola dar uma leve quicada e fuzila Caranta.
Aos 30 minutos, Buonanotte sofre pênalti. Ortega vai cobrar, mas Caranta se adianta e defende. Baldassi, vendo a infração, manda retornar o tiro que, na segunda vez, Ortega concretiza. River Plate 2 a 0, placar que seria final.
No entanto, nos sessenta minutos restantes de jogo, o River Plate – em especial, o Burrito Ortega – proporcionou um espetáculo em campo. Toques de letras, passes de primeira, um verdadeiro olé que pode ser visto em vários vídeos presentes no YouTube.
E a torcida da Banda Roja só cantando – até hoje, quando lembra do baile de 2007 – a canção que diz: “Siga el baile, Siga el baile”.
ARIEL BURRITO ORTEGA!!!
PREPAREM-SE PRA MAIS UM BAILE!