Especiais

Sub 17 tenta o primeiro título Mundial da categoria

Desde que a FIFA criou o Mundial Sub-17, a Seleção Argentina nunca conseguiu impressionar. Nos treze torneios disputados até então, o máximo que albiceleste obteve foram três terceiros lugares e curiosamente com jogadores que no futuro conseguiram vingar profissionalmente, pelo menos nos seus respectivos clubes. Mas, o que se esperar da Seleção treinada por Oscar Garcé e Julio Orlarticoechea neste ano? Conseguirá uma das vagas ao Mundial e finalmente conquistará o único título que lhe resta?

Tais respostas são difíceis de serem respondidas. Apesar de ter um diferencial quanto o Brasil, por exemplo, reunindo todos os jogadores selecionáveis pelo menos três vezes por semana e sempre viajando para amistosos internacionais, a Seleção Argentina não consegue manter um padrão de entrosamento justamente pela dificuldade na idade dos jogadores.

Vale destacar que após esse Mundial, muitos destes atletas serão esquecidos, a não ser que sejam bem diferenciados. Isso porque terão duas categorias a frente, tento um padrão de jogo melhor e com possíveis aparições entre os profissionais. Isso quando não concorrer com jogadores que atuam na Europa.

Para se ter uma idéia, após o Mundial da categoria, a ser disputada no México entre os dias 18 de junho e 12 de julho (o sul-americano será entre 20 de março e 10 de abril, onde classifica quatro seleções ao Mundial), somente jogadores nascidos entre 1996 a 1998 poderão ser relacionados, já que tais atletas que disputarão tal torneio ‘estouram’ a data limite. Tal observação começou recentemente, tanto que ambas as Seleções (Sub17 e Sub15) treinam em conjunto, já que existe a possibilidade de dos jogadores de 1996 também serem selecionados.

Hoje, os jogadores responsáveis por isso serão atletas que atuaram pela sétima divisão argentina em 2010. Explicasse: Na Argentina, as categorias, desde o profissional, são chamadas por divisões e não por juvenil, juniores e afins (veja quadro abaixo). O último campeão do torneio organizado pela AFA – organiza até a nona divisão – que terminou no fim do mês – foi o River Plate, que venceu o Vélez nos pênaltis. Os dois times, por sinal, são a base da Albiceleste, de acordo com a última convocação, no dia 25 de novembro.

Ainda é uma incógnita tachar tais jogadores com as novas promessas. Até porque, pelo retrospecto atual, somente dois, mo máximo três jogadores, conseguem alguma coisa no futebol, casos de Verón e Gallardo (1991) Cambiasso e Aimar (1995) ou Gago e Ustari (2003), nas melhores campanhas da Argentina nesta categoria, sempre terminando em terceiro quando foram eliminados ou por Espanha (91, de Calderon e 2003, de Fabregas) ou Brasil (1995 de Julio Cesar).

Saiba quais são os possíveis jogadores da Argentina no Sul-Americano Sub-17
Brian Ferreyra, Agustín Allione, Eduardo Viotti e Leonardo Villalba (Vélez Sarsfield); Nahuel Mela, Federico Andrada, Lucas Pugh, Lucas Ocampo, Matías Montero e Juan Rodríguez (River Plate);Bruno Galván e Maximiliano Padilla (Boca Juniors); Nicolás Sequeira e Marcos Pinto (Lanus); Gaspar Iníguez (Argentinos Juniors); Enzo Beloso (Newell s Old Boys); Elías Gómez e Gabriel Morales (Rosario Central; Ezequiel Báez Corradi (Racing), Brian Nicolás Visser (Rivadavia de Lincoln); Alexis Zárate e Martín Benítez (Independiente).

Denominação das Inferiores na Argentina em 2011

1ª e 2º divisão – Time principal
3º divisão – Times reservas
4º divisão – Sub20 (nascidos até 1991)
5º divisão – Sub18 (nascidos até 1993)
6º divisão – Sub17 (nascidos até 1994)
7ª divisão – Sub16 (nascidos até 1995)
8ª divisão – Sub15 (nascidos até 1996)
9ª divisão – Sub 14 (nascidos até 1997)

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − treze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.