Seis sul-americanos na Copa do Mundo de 2014
Mesmo com o Brasil sendo país-sede, a Copa do Mundo de 2014 terá 4,5 vagas (4 vagas diretas e uma de repescagem contra Oceania) destinadas aos países sul-americanos que disputarão as eliminatórias da Conmebol. Dessa forma, o continente poderá participar com seis equipes da competição (as quatro vagas diretas, a vaga da repescagem e a vaga automática do Brasil enquanto sede).
O anúncio foi feito nesta terça, dia 2, pelo secretário de imprensa da Conmebol, Nestor Benítez à rádio paraguaia 970 AM. A Conmebol possui dez seleções afiliadas (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) e caso se classifiquem 6 equipes, terá um aproveitamento interno de 60%. Das dez seleções, apenas a Venezuela nunca disputou uma Copa do Mundo.
Dessa forma, foi mantida a vontade de Nicolas Leoz, presidente da Conmebol que, na final da Libertadores, tinha dado uma entrevista sobre o assunto “Quando a Copa foi na Europa, as vagas europeias foram mantidas. Quando aconteceu na África, as vagas também foram mantidas. Nós queremos a manutenção do sistema que já existe”, declarou na ocasião.