Se passar pelo Uruguai, Argentina quebrará tabu de 12 anos sem vencer um grande na Copa América
De Santa Fe/ARG – A má campanha dos grandes sul-americanos fez com que duelos que seriam normais em semifinais ou na própria final acontecessem logo nas quartas-de-final. E justamente os dois maiores vencedores da Copa América, Argentina e Uruguai, deixarão a competição de forma precoce no próximo sábado.
A última vez que a Argentina enfrentou os uruguaios em uma Copa América foi justamente a última oportunidade em que a Seleção venceu um dos grandes. Foi em 1999, quando venceu o Uruguai, por 2×0, na última do Grupo C daquela edição. O resultado não evitou a vice-liderança da chave que obrigou um duelo com o Brasil pelas quartas de final, quando acabou derrotada por 2×1, sendo eliminada do torneio.
Desde então, a Argentina não vence um gigante. Em 2001, decidiu não participar do torneio por conta dos incidentes ocorridos na Colômbia, sede daquele torneio. Nas duas últimas edições, enfrentou o Brasil na final e em ambas oportunidades não venceu. Ficou num empate em 2×2, em 2004, perdendo nos pênaltis, e caiu por 3×0 na Venezuela, em 2007.
Equilíbrio
Contabilizando apenas partidas da Copa América, os uruguaios têm uma vantagem mínima sobre os argentinos. São 29 jogos com 12 vitórias, 13 derrotas e 4 empates. No histórico geral, contabilizando partidas contra o Brasil, a Seleção Argentina tem uma boa vantagem. São 60 partidas, com 27 vitórias, 22 derrotas e outros 11 empates. Vale lembrar que a última vez que a Argentina enfrentou o Uruguai em Copa América em casa, acabou sendo derrotada: 1×0 nas semifinais, no estádio Monumental de Núñez. A última vez que a Argentina perdeu no Cemitério dos Elefantes em edições de Copa América foi 1975, quando caiu por 1×0 para o Brasil.
Gols da última vitória argentina em Copa América sobre os grandes
httpv://www.youtube.com/watch?v=NY3Mmr5e-DY
ARGENTINA: Burgos – Vivas, Ayala, Samuel, Sorín – Simeone, Cagna (85′ Husaín), Riquelme – González,
Barros Schelotto (76′ Pocchettino), Palermo (78′ López)
URUGUAI: Carini – Del Campo, Lembo, Picún, Bergara (58′ Romero) – Vespa, Fleurquin (45′ Guigou),
Coelho, Magallanes – Alvez (45′ Pacheco), Zalayeta