Primeira Divisão

San Lorenzo tropeça e Boca abre vantagem na liderança

Boca arrasou o Banfield, foi beneficiado pelos resultados e colocou a mão na taça
Boca arrasou o Banfield, foi beneficiado pelos resultados e colocou a mão na taça

Um gol do Tigre nos últimos minutos pode ter sido decisivo para os rumos do campeonato argentino de 2015. O gol do colombiano Rincón selou o empate de 1 a 1 contra o San Lorenzo segurou o Ciclón e deu ao Boca Juniors a possibilidade de abrir 4 pontos de vantagem na liderança. Os xeneizes não desperdiçaram, atropelaram o Banfield e, a quatro rodadas do fim, ostentam cômoda liderança.

Na noite de sábado o San Lorenzo teve de encarar um Tigre que se defendeu bem e proporcionou uma partida muito igual. As coisas pareciam ir bem para os azulgranas quando Cauteruccio abriu o placar. Mas nos minutos finais Rincón empatou para o Matador. O placar foi terrivel para os comandados de Patón Bauza, que ficaram nos 54 pontos.

Na noite de domingo o Boca aproveitou a oportunidade e simplesmente arrasou o bom time do Banfield. Logo aos 3 minutos Peruzzi abriu o placar. A imensa superioridade xeneize se traduziu em gols no segundo tempo, quando Calleri e Tevez marcaram. Os auriazuis chegaram aos 58 pontos, quatro a frente dos rivais quando faltam apenas quatro rodadas para o fim.

O terceiro colocado é o Rosário Central, que atropelou o Gimnasia La Plata na tarde do domingo. Ruben (2), Dominguez e Larrondo marcaram os gols que construíram o 4 a 0 para os canallas. Os comandados de Chacho Coudet chegaram a 52 pontos, seis abaixo da liderança. As possibilidades de título existem, ainda que mais no campo teórico que no prático. Mas ficou mais real a possibilidade de alcançar o vice campeonato que dá vaga direta na Libertadores, já que os rosarinos ficaram apenas 2 pontos abaixo do San Lorenzo.

O caminho do Boca até o fim é: Crucero del Norte (casa), Racing (fora), Tigre (casa) e Rosario Central (fora). O San Lorenzo tem pela frente: Rosario Central (casa), Olimpo (fora), Temperley (casa) e Rafaela (fora). Já o Rosário Central tem a vantagem de ter confronto direto contra os dois que estão à sua frente: San Lorenzo (fora), Argentinos Juniors (casa), Banfield (fora) e Boca (casa).

Uma disputa paralela é a pelas quatro vagas que conduzem á Liguilla que dará a última vaga argentina na Libertadores. No momento se classificariam: Rosario Central 52, Racing 46, Independiente 45 e Belgrano 43. Estão na apertada disputa: Banfield 43, Tigre e Estudiantes 42.

Na parte debaixo da tabela, o Crucero del Norte está virtualmente rebaixado, situação que pode se tornar matemática já na próxima rodada. Após passar todo o campeonato como favorito à outra vaga no descenso, o Nueva Chicago reagiu e está 7 pontos atrás do Colón, que vem despencando na tabela. O Torito está em situação dificílima mas ainda sonha em permanecer na elite.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − dezenove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.