Tal qual seu apelido, o San Lorenzo foi um ciclone em La Plata e em dois minutos decretou sua vitória por 2 a 0. Os gols de Gigliotti e Méndez contra o Estudiantes deram à equipe de Omar “Turco” Asad a primeira vitória no Apertura 2011. O Estudiantes segue sem vencer na competição.
Com as voltas de Verón e Gastón “Gata” Fernández, o “Pincha” também promoveu a estreia dos seus dois reforços estrangeiros: o goleiro paraguaio Justo Villar, que fez uma ótima Copa América defendendo a seleção de seu país, e o meio-campo colombiano Carlos Carbonero, que veio do Once Caldas.
O “Pincha” fez valer sua condição de mandante e começou melhor a partida. Com boas jogadas pelo meio coordenadas sobretudo por Verón e aproveitando a velocidade de Mercado pelo lado direito, o Estudiantes começou a criar oportunidades de gol para Boselli e “Gata” Fernández. No entanto, nenhum dos dois atacantes conseguia dar a finalização da forma como queriam ao gol de Migliore. Somente aos 16 minutos o time da casa chegou ao gol pela primeira vez com perigo: Mauro Boselli recebeu uma bola levantada por Carbonero e, desequilibrado, tentou bater de primeira. Migliore, atento, fez a defesa.
A partir dos 20 minutos o time “azulgrana” passou a tocar mais a bola no campo de ataque e a ficar maior tempo com ela. Bazán e Ortigoza passaram a encontrar Gigliotti bem aberto pelos dois lados do campo e com isso acionaram mais o ex-atacante do All Boys. Aos 24 minutos, após um lançamento de Ortigoza, Gigliotti chutou forte da esquerda e a bola passou perto da meta de Villar.
O Estudiantes só levava perigo nas bolas paradas. Carbonero e Verón tentavam lances mais agudos mas paravam na marcação eficiente de Méndez e Kalinski. O San Lorenzo, bem postado na defesa, apostava tudo na velocidade de Gigliotti nos contra-ataques. Foi assim desde os dez minutos finais do primeiro tempo aos dez primeiros minutos da segunda etapa.
Foi quando o “Ciclón” poderia ter saído na frente com o uruguaio Salgueiro. O ex-jogador da LDU foi lançado por Ortigoza e saiu na cara do gol. Villar saiu muito bem e impediu o gol do visitante. Mas alguns minutos depois o goleiro paraguaio não pôde evitar a abertura do placar: aos 14 minutos novamente Ortigoza lançou e dessa vez Gigliotti não desperdiçou a chance. O ex-All Boys saiu em ótima condição pelo lado direito, encarou a marcação de Cellay e bateu cruzado.
Quando o Estudiantes ainda assimilava o golpe o San Lorenzo chegou ao segundo gol. Na beira do campo Gigliotti viu muito bem Gabriel Méndez sem marcação pelo meio. O volante saiu na cara de Villar e ainda teve tempo de driblá-lo para para que na sequência tocasse a bola para o gol vazio. Cento e vinte segundos fatais para o Estudiantes no seu primeiro jogo em casa pelo Apertura 2011.
Miguel Ángel Russo colocou dois atacantes para tentar ao menos o empate. Mas a equipe platense seguiu cometendo os mesmos erros do primeiro tempo e do final do Clausura: pouca contundência no ataque e poucos chutes a gol.
O San Lorenzo receberá o Argentinos na próxima rodada. O Estudiantes encara o Independiente em Avellaneda.
ESTUDIANTES – Villar, Mercado, Cellay, Desabato e Ré; Carbonero (González), Braña, Verón (Benítez) e Galván (José Luis Fernández); Gastón Fernández e Boselli
Técnico – Miguel Ángel Russo
SAN LORENZO – Migliore, Luna, Bianchi Arce, Bottinelli e Palomino; Méndez (Ramírez), Kalinski, Ortigoza e Bazán (Ferrari); Gigliotti; Salgueiro (Menseguez)
Técnico – Omar Asad
Árbitro – Diego Abal
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.