Copa do Mundo

Saiu na imprensa argentina: Porto Alegre pode ficar fora da Copa

beira rio

Quem vê novidade nisso? Após a Arena da Baixada receber uma boa grana de nossos impostos, agora é o Beira-Rio que vai receber. Ao menos esta é a expectativa do presidente do Inter, Giovanni Luigi. O cartola já disse: “a responsabilidade é de toda a sociedade: autoridades, Inter, governo do estado…”. E alarmou todo mundo: “existe o risco de perdermos (Porto Alegre) a Copa do Mundo, e o risco é grande”. O que deve ser lido como: “seus imbecis, vamos ficar com a fama, mas são vocês quem têm de entrar com a grana”. Podem ficar com raiva dele mas, no fim das contas, o dinheiro de nossos impostos vai mesmo compor essa grana. E não é pouco.

Coisa tá feia por aqui em terras tupiniquins, lavrada por homens bravos. E por homens estúpidos. Estúpidos são aqueles que choraram junto com o governador do Rio, Sergio Cabral, e com Lula, quando foi anunciado aquilo que todo mundo já sabia: Brasil seria a sede para a Copa do Mundo de 2014. Quem embarcou na profunda emoção daquelas lágrimas não tem como não apoiar o Mundial. Porém, há também os jornalistas – nem todos – que apoiam a farra. Culpa de faculdades que formam esses moços sem nenhum espírito crítico, culpa das emissoras – algumas – que fazem questão de contratar esses moços justamente por não terem espírito crítico. Culpa da Educação. Como sempre. E dos professores, claro! Esses coitados que ganham mil reais por mês e têm de educar quem não quer educação. E culpa da televisão, que educa no caminho contrário ao trabalho educativo de alguns professores sérios e abnegados.

Bem, o choro começou com a história da Arena da Baixada. Estaria fora da Copa. Notícia foi pro mundo todo. E a grana chegou para socorrer. Aos montes. Hoje sai o veredicto virtualmente positivo. Culpa da grana que foi jogada por lá, pela Dilma, sem nenhuma contestação. Assim pensa Giovanni Luigi, presidente do Internacional de Porto Alegre. Então, ele viu que era festa e resolveu que também precisa de uma graninha. Culpa do Lula, que começou com essa história de Copa.

“A maior parte das obras quem paga é o Internacional, porém as questões ligadas às estruturas temporárias o clube não vai assumir”, ameaçou o “Cisco Kid” que manda no Inter. O cara tá falando de gastos em salas de imprensa, geradores elétricos e outras coisas que no fim das contas não têm somente a ver com o tal padrão FIFA, mas com melhorias para o próprio clube. Mas o presidente do Inter não quer nem saber dessa história. Culpa do Petraglia, que chorou antes, lá em Curitiba.

“E quanto vou ter de pagar do meu bolso?” Lamento, amigo, não vai ser pouco. Luigi fez a conta e já passou a nota orçamentária para a Dilma. Trata-se de R$ 31 milhões. Coisa pequena. Pequena, mas suficiente para convencer as autoridades brasileiras a liberarem a grana. Vai ser assim, pois a FIFA teria muitos problemas em ter de perder a sede de Porto Alegre. Porém, do ponto de vista do futebol, quem mais perderia? A Argentina, que praticamente vai jogar em casa. Também a hinchada albiceleste e os próprios brasileiros que vivem no Sul e que terão o prazer de ver Messi, Agüero e companhia.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.