LibertadoresPrimeira Divisão

Saiba quais são os representantes argentinos na Libertadores e Sul-Americana 2019

Presentes na atual edição da Copa Libertadores, River Plate, Racing e Independiente não estão com uma vaga garantida para a temporada que vem. Ambos os times ficaram fora das cinco primeiras posições do Campeonato Argentino e terão de seguir um caminho tortuoso para estarem no principal torneio das Américas.

A Superliga Argentina terminou nesta segunda-feira com o Boca Juniors já campeão com rodadas de antecedência. Apesar de não estar bem na atual edição da Libertadores, não dependendo de si para se classificar às oitavas de final, o time Xeneize sobrou no Argentino, com 58 pontos em 27 disputados.

O San Lorenzo, que nesta temporada não disputa a Libertadores, é outro dos grandes que estará presente em 2019. Algoz do Flamengo em 2017, o Ciclón ficou na terceira colocação.

Por outro lado, outros dois times de massa do futebol argentino conquistaram uma vaga para a Libertadores 2019. O Huracán, que por muito tempo foi considerado o 6º Grande Argentino, ficou na quarta colocação e conquistou uma vaga direta para o torneio. Já o Talleres de Córdoba, que segundo os sensos argentinos conta com a sétima maior torcida do País – a frente de Vélez, Argentinos Juniors e Estudiantes, times que já conquistaram a Libertadores – disputará a fase preliminar do torneio.

A segunda colocação ficou com o Godoy Cruz, que nos últimos anos esteve presente na edição da Libertadores. A equipe de Mendoza terminou o torneio com apenas dois pontos de desvantagem para o Boca Juniors.

Última Vaga
Independiente, Racing e River Plate ainda terão chances de conquistar um posto na Libertadores do ano que vem. São três alternativas:

1) Vencer a Libertadores
O torneio garante ao campeão uma vaga direta no ano seguinte, inclusive na fase de grupos. River Plate e Racing já estão classificados à próxima fase. Independiente ainda luta por uma vaga.

2) Torcer para o San Lorenzo ser campeão da Sul-Americana
Caso o Ciclón conquiste o título da Sul-Americana, abrirá uma vaga ao sexto colocado. Nesse caso, o Independiente é quem lucraria a vaga.

3) Vencer a Copa Argentina
O campeão da Copa Argentina garante uma vaga na Libertadores. Caso o vencedor do torneio seja uma das equipes que já tenha uma vaga, ela vai para o vice-campeão. Se os dois finalistas já tiverem uma vaga, o melhor semifinalista que tenha uma melhor posição no último torneio celebrado irá para o torneio. Se forem de divisões diferentes, haverá desempate.

Copa Sul-Americana
Caso os três gigantes não conquistem vaga na Libertadores 2019, eles já estão com vaga garantida na Sul-Americana do ano que vem. Tradicionalmente, os times argentinos sempre levam a sério tal torneio, tanto que é o maior recordista de títulos. Juntar-se-ão a eles, Defensa y Justicia, e os clubes de Santa Fé, Colón e Unión.

Rebaixamento
No outro lado da tabela, quatro das 28 equipes foram rebaixadas para a B Nacional, a segunda divisão argentina. Chacarita Juniors, Arsenal de Sarandí, Olimpo de Bahia Blanca e Temperley. Somente dois subirão. O Aldosivi é um deles, que venceu a partida desempate contra o Almagro e foi o campeão local. O Almagro, por sua vez, já foi eliminado nas quartas de final do playoffs pelo Agropecuário. San Martin de Tucumán, Brown de Adrogué e Sarmiento de Jujuy são as equipes que lutam por uma vaga na elite argentina da temporada 2018-19.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.