Rosario Central – Tiro Federal: Clássico Rosarino da B Nacional
O descenso do Rosario Central para a B Nacional, segunda divisão argentina, parece uma fonte interminável de brincadeiras para seus rivais, torcedores do Newell’s Old Boys. Não bastando ser chamado de Rosario Bentral, ter uma campanha mediana na B Nacional 2010/11 e ser alvo de uma música inspirada em “Chora, me Liga”, agora a bola da vez é a mudança do estatuto do Clásico Rosarino.
Se antes o Clássico Rosarino era entre Central x Newell’s, agora ele se tornou entre esse Central (Bentral) contra o Tiro Federal de Rosario, ambos na B Nacional. E esse jogo acontece neste sábado, dia 20, válido pela 15ª rodada da B Nacional 2010/11.
Logo, diversos usuários do Twitter postaram a seguinte constatação: “É uma semana de clássicos. Começa na terça com o River Plate e Boca Juniors, passa na quarta com Brasil e Argentina e termina no sábado com Rosario Bentral e Tiro Federal”.
O Club Atlético Tiro Federal Argentino foi fundado em 29 de março de 1905, a equipe apenas disputou a Primera Divisão uma única vez. Isso aconteceu exatamente no ano de seu centenário, na temporada 2005/2006 da Primera Divisão, para a alegria do bairro rosarino de Ludueña.
Já na B Nacional 2010/11, as duas equipes não fazem boas campanhas. O Rosario Central é o 10º apenas, com 19 pontos (o líder atual, Atlético Tucumán, tem 26 pontos) e o Tiro Federal é o penúltimo, 19º, com 14 pontos. No entanto, a situação é mais complicada para o Tiro.
No rebaixamento, medido pelo aproveitamento de pontos nas últimas três temporadas, o Tiro Federal possui a 3ª pior média: 1,200, que equivale a 108 pontos em 90 jogos. Isso o levaria a uma partida de repescagem contra uma equipe da Primera B.
Confira todos os jogos da B Nacional 2010/11
Quinta, dia 18: Almirante Brown 2 x 0 Defensa y Justicia
Sábado, dia 20: Deportivo Merlo x Independiente Rivadavia, Ferro Carril Oeste x Boca Unidos, C.A.I. x Instituto, Belgrano x Gimnasia de Jujuy e Rosario Central x Tiro Federal.
Domingo, dia 21: San Martín de Tucumán x Unión de Santa Fe, Patronato x Chacarita Juniors e San Martín de San Juan x Aldosivi.
Segunda-feira, dia 22: Atlético Rafaela x Atlético Tucumán
é lamentavel,o rosario é necessario na primeira divisão,está fazendo falta na elite
A segunda divisão, deveria ser um usada para os grandes clubes que lá estiverem, se restruturarem, buscar nas categorias de base a solução para enriquecer o plantel e não ficar contratando jogadores velhos ou sem expressão.