Romero foi o sexto melhor goleiro do mundo em 2014 pela IFFHS
Sérgio Romero surpreendeu uma grande maioria no período da Copa do Mundo, onde defendeu a Seleção Argentina. Ainda antes da Copa no Brasil, o então titular da Seleção Argentina amargava o banco de reservas do Monaco, o que gerou grande desconfiança, principalmente dos argentinos, em relação ao jogador que defenderia a meta da Albiceleste.
Sob a confiança de Alejandro Sabella, Romero foi importante e decisivo na trajetória da Argentina até a final da Copa do Mundo. Diante da Bósnia e Irã, ainda pela primeira fase, Chiquito Romero impediu que o impossível acontecesse, sendo fundamental também para o avanço à segunda fase, onde se consagraria na decisão por penaltis contra a Holanda na disputa por uma vaga na final.
Atualmente Romero vive uma fase semelhante a do período antes do Mundial. Hoje na Sampdoria, o ainda titular da Seleção Argentina, agora sob o comando de Tata Martino, busca diariamente uma vaga entre os 11 da equipe italiana. A Copa do Mundo certamente foi decisiva na pontuação realizada pela IFFHS(Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) em 2014, onde Romero está em sexto lugar entre os melhores goleiros do mundo. Confira:
1) Manuel Neuer (Bayern de Munique e Alemanha) – 216 pontos
2) Thibaut Courtois (Atlético de Madrid/Chelsea e Bélgica) – 96
3) Keylor Navas (Levante/Real Madrid e Costa Rica) – 46
4) Gianluigi Buffon (Juventus e Itália) – 26
5) Claudio Bravo (Real Sociedad e Chile) – 16
6) Sergio Romero (Monaco/Sampdoria e Argentina) – 14
7) Guillermo Ochoa (Ajaccio/Málaga e México) – 13
8) Petr Cech (Chelsea e República Tcheca) – 4
9) Hugo Lloris (Tottenham e França) – 2
9) Vincent Enyema (Lille e Nigéria) – 2