Romero e Messi impedem Maracanazo argentino na estreia da Copa do Mundo
Rio de Janeiro – A Copa do Mundo tem sido repleta de surpresas. E no jogo da Argentina não poderia ser diferente. Não pelo resultado em si, mas pelo futebol apresentando pelos hermanos. Tanto que o melhor em campo pelo lado argentino foi Sérgio Romero. O jogador mais contestado da Argentina foi quem salvou a Seleção em lances cruciais e evitou um Maracanazo aos argentinos. Nem mesmo o gol sofrido no fim apagou a boa atuação dele. Claro que o gol de Lionel Messi deu uma tranquilizada na situação, mas se não fosse pelo arqueiro, o 2×1 não teria saída.
A Argentina simplesmente achou um gol no começo da partida. E contra. Lionel Messi, em sua estreia no Maracanã, cobrou falta, Marcos Rojo cabeceou, a bola bateu em Kolašinac e entrou. Um gol que refletia a atmosfera no Maracanã, já que antes do jogo e durante o hino, os argentinos fizeram uma festa no Rio de Janeiro, como já era de se esperar. Contudo, os jogadores não demonstraram essa vontade dentro de campo.
Apesar da maior posse de bola dos argentinos, quem mandou no primeiro tempo foram os bósnios. Empolgaram os brasileiros que foram secar no Maracanã com a troca de passes e nas finalizações do meia Lulić. Azar dos bósnios/brasileiros que a transição era muito lenta, o que impedia contragolpes fulminantes e melhores chances de abrir o marcador. As melhores chances foram com Lulić. Uma em uma dividida e outra num cabeceio numa excelente defesa de Romero.
A Argentina só foi finalizar no primeiro tempo aos 30 minutos. E num chute de Javier Maschenano. Os atacantes, por sinal, não apareceram no primeiro tempo. Muito graças ao esquema armado por Alejandro Sabella, com três zagueiros. Messi e Agüero tiveram que voltar para marcar em diversas oportunidades, o que fulminou com as expectativas dos torcedores.
A história só foi diferente do segundo tempo. Sabella fez duas mudanças na equipe, colocando Higuaín e Gago, fugindo do esquema covarde. Ainda assim, demorou muito para que os argentinos acordassem. Os bósnios se mostraram melhores em campo, criaram duas boas chances com o meia Hajrović e Romero voltou a aparecer.
Até que, enfim, Messi quis aparecer na partida. O jogador, que estava sumido, mesmo com a formação a seu favor, parece que não queria decidir a favor da Argentina. Procurou Agüero em duas oportunidades. Como seu companheiro de quarto não quis marcar, ele decidiu resolver. Aos 19 minutos, em uma jogada individual, o melhor jogador do Mundo – na visão dos próprios bósnios – cortou os defensores e, com a perna esquerda, gritou seu primeiro gol no Brasil. A bola ainda bateu caprichosamente na trave de Begović e entrou.
O gol fez com que os argentinos dominassem a partida. Messi voltou a chamar a responsabilidade e quase marcou um belo gol em uma jogada trabalhada com Sergio Agüero. Contudo, aos 40 minutos do segundo tempo, em uma jogada isolada, Ibišević aproveitou o cochilo da defesa e tocou entre as pernas de Romero, o que acordou a torcida brasileira. Isso fez também que um princípio de confusão entre brasileiros e argentinos tomasse conta do estádio atrás de um dos gols. Os policiais tiveram que apartar a situação e os levaram para fora das arquibancadas e os prenderam.
Por fim, a Argentina saiu de campo com uma vitória importante na bagagem, mas com um sentimento de que poderia ser melhor. A defesa quase arruinou a estreia no Maracanã. Sorte que Romero e Messi ajudaram e evitaram uma surpresa ainda maior na noite deste domingo. A próxima partida da Argentina será no próximo sábado, em Belo Horizonte, contra o Irã, às 13h.