River vence e põe fim a uma década perdida na Bombonera
Há dez anos, a Seleção Argentina sequer havia conquistado a sua primeira medalha de ouro das olimpíadas. O país começava a recuperar a sua economia com a chegada de Néstor Kirchner ao poder. E o River ganhava a sua última partida na Bombonera. Hoje aquela seleção olímpica já obteve duas medalhas de ouro no futebol, Néstor já faleceu e o River, enfim, quebrou uma seca no estádio do rival.
Como de praxe, num superclássico, as polêmicas tomam conta do ambiente futebolístico argentino. Reclamações por todos os lados, principalmente daqueles que foram derrotados. O fato é que o River teve uma melhor postura durante a partida, criando mais e sendo mais produtivo. Os donos da casa tiveram algumas oportunidades, mas a melhor foi justamente no gol de Riquelme, o do empate, lembrando os seus bons momentos numa cobrança de falta extraordinária.
Quanto aos erros, a começar do primeiro gol do River. Os torcedores do Xeneizes reclamam da condição de Téo Gutierrez no passe de Carbonero, que gerou o primeiro gol da partida. Aos 12 minutos da etapa complementar, o colombiano tocou para Lanzini que mesmo dando um toque mais forte, conseguiu concluir à gol. 1×0 River. No gol que gerou a vitória, aos 41 minutos do segundo tempo, a arbitragem marcou escanteio. Na ocasião, o correto era tiro de meta.
Mesmo com a falha de arbitragem, Orión, um dos três goleiros da Seleção Argentina no Mundial, não pode ser perdoado. A saída espalhafatosa resultou na quebra de um jejum de 10 anos sem perder para o maior rival. Ramiro Funes Mori conseguiu calar a Bombonera, feito que vários jogadores não conseguiram nos últimos anos.
O fato é que o resultado deixou o River Plate bem próximo do líder Colón na classificação do Campeonato Argentino. Um resultado para deixar a situação de Ramón Díaz mais amena, bem distinto de Carlos Bianchi, que a cada dia prova que foi um erro abrir mão de sua aposentadoria para retornar ao Xeneize.
Não assistiu ao jogo? Então acompanhe a transmissão completa da TV Pública Argentina:
httpv://www.youtube.com/watch?v=143e1tXZbtQ