River Plate inova e cria universidade
O River Plate quer ir além da sua atuação em diversos esportes. E para isso, anunciou a criação de uma universidade, única do tipo no mundo, que terá como objetivo “capitalizar os atributos do esporte, abordando desde a educação até a administração e o espetáculo”, informou o comunicado emitido pelo clube.
Ainda segundo o comunicado, o River é primeiro clube de futebol do mundo a ter uma universidade própria e começará a oferecer os cursos a partir de agosto de 2011. A instituição terá como reitor Juan Carlos Pugliese, que foi secretário de Políticas Universitárias durante o mandato de Néstor Kirchner à frente da Argentina (2003-2007).
O projeto de criação da universidade começou há três anos e a aprovação oficial foi concedida pelo governo argentino nessa semana. O clube organizou as unidades acadêmicas de seu instituto universitário em duas faculdades: uma de Educação e Esporte e outra de Economia e Administração do Esporte. Na primeira faculdade serão implantados dois cursos: o de Magistério em Educação Física e o Bacharelado em Educação Física. A outra faculdade terá bacharelado em Administração, Administração Esportiva e Marketing Esportivo.
O clube já tem uma escola de primeiro e segundo graus há mais de dez anos, que ficam em instalações anexas ao Monumental de Núñez. Outros clubes de futebol possuem universidades, como o Pumas UNAM e o Tigres UANL do México e o San Martín de Porres do Perú. No entanto, estes clubes se formaram a partir de uma universidade. Daí o pioneirismo millonario na fundação da instituição de ensino.