Retrospecto do trio Messi, Lavezzi e Higuaín com a Seleção de Sabella
A terça-feira, contra a Suíça, marcará o quarto início de Messi, Lavezzi e Higuaín como titulares de Sabella. A lesão de Aguero no último jogo da Argentina, ainda na fase de grupos, fez com que o treinador botasse a mente e a prancheta para funcionar, até se decidir por Lavezzi e não um meia no lugar de Kun. O Pocho, como é conhecido Lavezzi, foi em quase toda a trajetória de Sabella pela Seleção o substituto imediato quando um dos quatro fantásticos estivesse ausente. Foi assim contra o Paraguai, Peru e Venezuela nas Eliminatórias 2014, ao lado de Messi e Higuaín no ataque.
Contra o Paraguai, 4-3-3 argentino e Lavezzi atuando pelo lado direito do ataque, oferecendo mais profundidade e jogadas pelos lados, explorando os laterais paraguaios.
Contra o Peru, partida com duas faces distintas para Lavezzi. A intenção do 4-3-3 de Sabella em Lima era realizar uma natural mutação para o 4-2-3-1/4-1-4-1 com o recuo de Lavezzi pelo lado direito. O atacante não foi bem no quesito defensivo, mas deu assistência para o gol de Higuaín no jogo. A jogada em profundidade é a característica marcante de Lavezzi, inclusive o que diferencia a sua entrada no lugar de Aguero. Não é a toa que que Lavezzi foi atacante argentino que mais cruzou bolas na área no decorrer das Eliminatórias 2014. Foram 5 ao todo, e um deles resultou no gol de Higuaín diante do Peru em Lima (via Footstats ).
A entrada de Montillo no lugar do lesionado Di Maria em Buenos Aires contra a Venezuela fez com que Sabella invertesse Lavezzi de lado no ataque. Para não perder as jogadas de linha de fundo, já que Montillo tende a centralizar mais que Di Maria, Lavezzi fez dobradinha com Rojo pela esquerda.
Contra os suíços, Lavezzi deve iniciar da mesma maneira quando substituiu Aguero diante da Nigéria (aqui), e a ênfase dada nos treinamentos foi para que Lavezzi mantivesse a disposição defensiva pela direita, lado que tem sido bem explorado pelos adversários da Argentina na Copa. O 4-3-3 argentino, com Lavezzi, deve ganhar duas linhas de 4 em alguns instantes nesta terça.