Retrospectiva Futebol Portenho – Janeiro
O Futebol Portenho dá início nesta segunda-feira (20) a retrospectiva do futebol argentino, relembrando os principais acontecimentos de 2010. Até o fim do ano, vamos recordar mês a mês, tudo o que aconteceu neste ano. E damos início ao mês de janeiro, aonde devido a Copa do Mundo, o Torneio Clausura teve de atropelar os jogos de verão e começou com uma antecedência mais do que surpreendente para os clubes.
Logo no primeiro dia do ano, um dos clubes que mais estão em ascensão no futebol argentino comemorou o seu primeiro centenário. Os torcedores do Vélez Sarsfield praticamente pintaram o bairro de Liniers e os bairros vizinhos de azul para e branco para comemorar os festejos. A intenção era ver o time conquistar a Copa Libertadores, algo que não foi necessário. Os títulos argentinos voltaram a ser foco no segundo semestre…
Como em toda janela de transferências, o mercado foi movimentado. Especulou-se até uma possível ida de Verón para a Lazio e também para o Manchester City algo que acabou não se concretizando. Além disso, Bieler, um dos heróis da LDU de Quito, assinou com o Racing, mas acabou não se firmando na equipe argentina. Marcou poucos gols e possivelmente deve sair do clube na janela de transferência. Outro jogador que foi para o Racing, mas também fracassou foi o zagueiro Roberto Ayala, ex-Seleção.
Janeiro também foi um mês onde muitos criticaram a IFFHS, uma das mais reconhecidas entidades de história e estática do mundo. Para os conselheiros, Messi, que ganhou todos os prêmios de 2009, não foi o melhor do mundo e sim Xavi Hernández, companheiro de clube. Já os torneios de verão tiveram uma duração curta: pouco menos de 20 dias. E foi justamente nestes torneios que houve a primeira queda de treinadores. Após perder para o River, o técnico Alfio Basile anunciou a sua saída do clube Xeneize, algo que virou uma rotina no clube. Biachi, manager da entidade, também acabou anunciando a sua saída dias depois.
Foi também em janeiro que a Seleção Argentina realizou o primeiro amistoso do ano. Somente com jogadores que atuam no País, o time de Maradona por pouco não passou por um vexame ante a Costa Rica, por 3×2. Neste mesmo dia, o até então treinador da Seleção confirmou Verón, Mascherano e Messi entre os 23 que iriam a Copa do Mundo, algo confirmado em maio deste mesmo ano.
Já ao fim do mês, Newell’s e Colón estrearam na Pré-Libertadores. O time de Rosário ficou apenas num empate contra o Emelec e o Colón venceu, mas deixou o Universidad Católica com uma vantagem mínima que acabou se concretizando. Dias depois, o Torneio Clausura começou a todo o vapor nos 108 dias de futebol devido a Copa do Mundo. Era o início, de fato, do futebol na Argentina.