Dando continuidade a retrospectiva 2010, nesta terça-feira (21) relembremos o mês de fevereiro. E uma das grandes surpresas foi a contratação do brasileiro Luiz Alberto, ex-Fluminense, pelo Boca Juniors.
O brasileiro foi anunciado de surpresa na equipe argentina. Dispensado pelo Fluminense ao fim do ano, Luiz Alberto chegou no clube para ser um dos homens de raça e vontade na zaga. Mas, não foi bem assim. O jogador pouco vestiu as cores do clube e apesar de saber o que significava ‘poner huevos’, não fez jus a tal expressão e acabou dispensado dois meses depois por não produzir o esperado.
Enquanto Luiz Alberto ia para o Boca, o Internacional de Porto Alegre contratava o goleiro Roberto ‘Pato’ Abbondanzieri. O arqueiro xeneize acabou brigando com Abel Alves e pediu a rescisão do seu contrato. Com isso, acertou a transferência com o time brasileiro e desembarcou em Porto Alegre como o novo ídolo.
O mês também foi importante para comemorar os 100 anos de um dos principais jogadores argentinos. Francisco Varallo completou no dia 5 de fevereiro o seu centenário. Meses mais tarde, o ex-jogador do Boca Juniors – é o terceiro maior artilheiro da entidade com 194 gols (contando a Era Amadora) – acabou falecendo. O ex-atacante ainda foi um dos únicos atletas a receber a Ordem do Mérito da FIFA, premio recebido por poucos jogadores na história do futbebol.
Em meio a tudo isso acontecia, Diego Maradona cometia mais uma gafe história a frente da Albiceleste. Depois de ser suspenso pela FIFA pelos comentários aos jornalistas, em novembro 09’, o treinador fez uma convocação um tanto que absurda. Em menos de meia hora, convocou, desconvocou, chamou jogadores lesionados. E tudo para um amistoso contra a Jamaica, no qual a Seleção voltou a sofrer. Venceu de virada, nos minutos finais, por 2×1 e evitou mais um vexame.
Quem também passou por um vexame foi Ariel Ortega. O jogador, que tem sérios problemas com alcoolismo teve uma recaída e por pouco não teve o seu contrato rescindido com o River Plate. Na situação, o meia-atacante deixou o hotel onde a delegação estava hospedada e retornou apenas as 8h30 da manhã do dia seguinte com sintomas de embriaguez. O jogador ficou afastado por quase nove rodadas, onde finalmente teve mais uma chance. Tudo graças a Daniel Passarella, que lhe deu um voto de confiança.
Na Copa Libertadores, Colón e Newell’s davam adeus a Libertadores. Os times argentinos não conseguiram aproveitar o favoritismo conquistado e não conseguiram passar para a fase de grupos. Ambos os times só conseguiram se recuperar no Torneio Apertura, quando voltaram apresentar um futebol de nível. O Lanús estreou naquele mês, mas não fez jus a sua classificação no torneio, voltando a fracassar no certame. Já o Banfield convenceu apesar de não ter mais Santiago Silva. O Estudiantes, por sua vez, estreou com uma vitória, mas depois sofreu uma goleada histórica, por 4×1. No Torneio Clausura, os grandes mantinha a sua má fase.
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.