Arquivo

Retrospectiva Futebol Portenho – Janeiro

O Futebol Portenho dá início nesta segunda-feira (20) a retrospectiva do futebol argentino, relembrando os principais acontecimentos de 2010. Até o fim do ano, vamos recordar mês a mês, tudo o que aconteceu neste ano. E damos início ao mês de janeiro, aonde devido a Copa do Mundo, o Torneio Clausura teve de atropelar os jogos de verão e começou com uma antecedência mais do que surpreendente para os clubes.

Logo no primeiro dia do ano, um dos clubes que mais estão em ascensão no futebol argentino comemorou o seu primeiro centenário. Os torcedores do Vélez Sarsfield praticamente pintaram o bairro de Liniers e os bairros vizinhos de azul para e branco para comemorar os festejos. A intenção era ver o time conquistar a Copa Libertadores, algo que não foi necessário. Os títulos argentinos voltaram a ser foco no segundo semestre…

Como em toda janela de transferências, o mercado foi movimentado. Especulou-se até uma possível ida de Verón para a Lazio e também para o Manchester City algo que acabou não se concretizando. Além disso, Bieler, um dos heróis da LDU de Quito, assinou com o Racing, mas acabou não se firmando na equipe argentina. Marcou poucos gols e possivelmente deve sair do clube na janela de transferência. Outro jogador que foi para o Racing, mas também fracassou foi o zagueiro Roberto Ayala, ex-Seleção.

Janeiro também foi um mês onde muitos criticaram a IFFHS, uma das mais reconhecidas entidades de história e estática do mundo. Para os conselheiros, Messi, que ganhou todos os prêmios de 2009, não foi o melhor do mundo e sim Xavi Hernández, companheiro de clube. Já os torneios de verão tiveram uma duração curta: pouco menos de 20 dias. E foi justamente nestes torneios que houve a primeira queda de treinadores. Após perder para o River, o técnico Alfio Basile anunciou a sua saída do clube Xeneize, algo que virou uma rotina no clube. Biachi, manager da entidade, também acabou anunciando a sua saída dias depois.

Foi também em janeiro que a Seleção Argentina realizou o primeiro amistoso do ano. Somente com jogadores que atuam no País, o time de Maradona por pouco não passou por um vexame ante a Costa Rica, por 3×2. Neste mesmo dia, o até então treinador da Seleção confirmou Verón, Mascherano e Messi entre os 23 que iriam a Copa do Mundo, algo confirmado em maio deste mesmo ano.

Já ao fim do mês, Newell’s e Colón estrearam na Pré-Libertadores. O time de Rosário ficou apenas num empate contra o Emelec e o Colón venceu, mas deixou o Universidad Católica com uma vantagem mínima que acabou se concretizando. Dias depois, o Torneio Clausura começou a todo o vapor nos 108 dias de futebol devido a Copa do Mundo. Era o início, de fato, do futebol na Argentina.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + onze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.