Resumo da B Nacional – primeira rodada
Primeira rodada da B Nacional teve muitos empates e as vitórias de quatro favoritos para o acesso. Teve favorito que também decepcionou e teve apenas uma surpresa na rodada. De forma geral, o equilíbrio deu o tom nos a primeiros encontros, inclusive em alguns empates. Vejamos como foi em cada uma das Zonas.
Zona A
Argentinos Juniors penou, mas conseguiu triunfar sobre o bom conjunto do Boca Unidos de Corrientes. O Bicho venceu por 1×0, com um gol salvador de Riquelme, aos 27 minutos da etapa final. Foi um jogo dificílimo para a equipe da Paternal, mas foi também a prova de que uma formação com ao menos um craque dentro de campo pode levar vantagens sobre os demais competidores da categoria. Ausência sentida foi a de “Droopy” Gómez, que pode ser negociado com o Independiente de Avellaneda. Porém, o favoritismo do “Bicho” será colocado à prova mesmo será na próxima rodada. O Argentinos será visita para o forte Instituto, em Alta Córdoba.
Em San Juan, no Hilário Sánchez, o San Martín sofreu, ms triunfou sobre o Douglas Haig. Embora tenha uma equipe bem experiente, o Verdinegro não soube conduzir o encontro com a devida paciência. Isto obrigou o porteiro Ardente a ser uma das figuras da partida. Aos três minutos da etapa final, após uma cobrança de córner, o zagueiro Renzo Vera abriu o placar. Porém, o empate do Douglas esteve perto em várias oportunidades. Porém, já nos acréscimos, Milano foi o nome do gol que deu números finais ao pesadelo no “Pueblo Viejo”. Na segunda rodada, o Verdinegro será visitante para o Boca Unidos.
Equilíbrio nos demais confrontos
Em Santa Fe, o confronto de dois favoritos foi marcado pela igualdade. Colón não soube se impor sobre o Instituto de Córdoba, que tampouco se superou diante das dificuldades impostas pelo rival e também pelos seus próprios erros. Foi um típico confronto em que as defesas superaram os ataques. No final, o 0x0 foi justo. Em Mar del Plata, Aldosivi e Nueva Chicago ficaram no 1×1, mas nesse caso o resultado foi excelente para o Torito de Mataderos, que saiu na frente aos 30 minutos de jogo. O conjunto local empatou com Gagliardi aos 35 do segundo tempo, para a alegria de 10 mil torcedores. Guaraní Antonio Franco e Gimnasia Jujuy não saíram do zero, em Posadas. Ferro Carril Oeste folgou na primeira rodada.
Próxima rodada
Nueva Chicago x Guaraní Antonio Franco, em República de Mataderos
Gimnasia Jujuy x Colón de Santa Fe, em San Salvador de Jujuy
Instituto de Córdoba x Argentinos Juniors, em Alta Códoba
Boca Unidos x San Martín SJ, em Corrientes
Douglas Haig x Ferro Carril Oeste, em Pergamino
Zona B
O zonal apresentou três vitórias, incluindo as de dois favoritos. Em Parque Patrícios, o Huracán não teve dificuldades diante do Temperley. O Globo mais uma vez deu mostras de que é um dos melhores times da Argentina no segundo semestre. Milla marcou dois e Espinoza deu números finais ao encontro: 3×0. Uma vez mais, o nome do jogo foi o de “Pity” Martínez, que sofre forte assédio do River para se mudar para Bajo Belgrano. Outro favorito que venceu foi o Atlético Tucumán, que fez 1×0 no Crucero del Norte, com um gol de C. Menéndez. Apesar de ter jogado em casa, o Decano sofreu diante do bem organizado conjunto de Missiones. A outra vitória foi uma surpresa. Em San Francisco, o Sportivo Belgrano fez 3×1 no Unión Santa Fe.
Demais confrontos
Em Paraná, Patronato e All Boys ficaram no zero; resultado repetido na cancha do “Verde”, em Junín. Sarmiento foi melhor que o Independiente Rivadávia, mas não soube chegar às redes. A “Lepra” de Mendoza segue a ser o time desorganizado de sempre, mas que tem de tudo para beliscar uma das vagas do generoso acesso à Primeira Divisão. O Ramón Santamarina folgou na rodada.
Próxima rodada
Temperley x Sarmiento de Junín, em Temperley, Lomas de Zamora
Independiente Rivadávia x Patronato de Paraná, em Mendoza
All Boys x Sportivo Belgrano, na Floresta, Buenos Aires
Unión Santa Fe x Atlético Tucumán, em Santa Fe
Crucero del Norte x Ramón Santamarina, em Missiones