Um dos jogos de lógicas mais conhecidos do Mundo é o ‘Resta 1’. De peça em peça, você vai sacando algumas bolinhas (ou pinos) até que reste o número mínimo. E não é qualquer um que consegue matar a ‘charada’. Quem sabe muito bem fazer isso são os técnicos de futebol. Para bolar uma lista para a Copa do Mundo, por exemplo, são necessários 30 nomes para que depois se cortem sete. Para nós, meros mortais e críticos, não é nada fácil, a não ser quando seja muito previsível, como parece ser a lista de Maradona.
Nas entrelinhas, o técnico da Seleção Argentina evitou polêmicas maiores num possível corte. Como já não contava com medalhões como Zanetti, Cambiasso e Gabriel Milito, por exemplo, para Maradona foi melhor convocar jogadores de menor expressão apenas como formalidade. E convenhamos que é muito mais fácil cortar um Insaurralde da vida do que Gabriel Milito, assim como é mais sensato deixar de fora da lista de um Sebastián Blanco do que deixar Javier Zanetti fora da lista dos 23 jogadores. Apesar de ter jogadores nesta lista final que não mereciam sequer estar na pré-lista (possível caso de Mercier, bom jogador do Argentinos Juniors, mas longe de ser um jogador de Seleção, que deve ir para o Mundial).
Considerando Insaurralde e Sebastián Blaco como dois destes sete cortados, além de Garcé, restariam quatro nomes a serem debatidos. Um deles é Lavezzi, já que Diego Maradona não deve cortar Martín Palermo. Se bem que existe a possibilidade de Diego Milito, goleador da Internazionale, ficar de fora. Caso isso aconteça, é muito provável que o time campeão europeu da temporada, que conta com uma infinidade de argentinos selecionáveis, tenha apenas Walter Samuel como representante.
A coisa fica feia a partir do quinto cortado, no quais seriam três meias. José Sosa, do Estudiantes, pode ser um deles, já que não está em plena forma física (vem jogando a base de infiltrações). A briga por uma vaga ficaria entre Dátolo, Mercier e Maxi Rodríguez. Pela cabeça de Maradona, os dois mais experientes devem ficar fora do Mundial.
A única certeza que teremos é que no dia 19 de maio, Diego Maradona divulgará a lista definitiva e saberemos quais serão os jogadores que terão o passaporte carimbado para a Copa do Mundo. Resta a nós, meros cronistas, torcedores e fãs do futebol, esperar… e torcer.
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.
View Comments
maradona maluco,como que deixa o melhor volante do mundo o CANBIASSO fora
sem falar nas piads que ele ralcionou
BLANCO
INSAURRALDE
J.SOSA
MAXI
OTAMENDI
MERCIER
NINGUEN MERECE ISSO
cambiaço,enquanto vestiu a camisa celeste,foi mediano.ele está longe de ser um "Xavi","Felipe melo","Gerrard",.na inter,ele faz o trivial,não é jogador para enfrentar um Brasil em uma final.quanto aos demais,também podemos questionar.Guinhazu e Gozales deveriam estar na lista.