Racing vence Godoy Cruz e respira no Torneio Inicial 2012
Na tarde desta quinta – feira, (15/11), em Medonza, pela 15° rodada do Torneio Inicial, o Godoy Cruz recebeu o Racing e sofreu com o jovem ataque de La Academia. Apesar de desperdiçar muitos gols, o Racing saiu com a vitória por 1 a 0, e deu nova vida ao conjunto comandado por Luiz Zubeldía, que agora soma 25 pontos no Torneio Inicial 2012. O Tomba permanece no meio da tabela com 19 pontos.
A partida começou em ritmo acelerado, mesmo com o forte sol no estádio Malvinas Argentinas, e a equipe da casa cresceu nos primeiros minutos tomando a iniciativa de jogo e mostrando que la Academia, teria mais uma tarde difícil. O bom volume de jogo e as boas jogadas do ataque mendocino levavam perigo ao gol de Saja. O Racing demorou para tomar conta do meio campo e propiciou espaços aos donos da casa.
Aos 32 minutos da primeira etapa, a melhor chance de abrir o marcador para o Tomba veio nos pés de Lértora que recebeu um passe de cabeça e ficou livre na frente de Saja, mas a tentativa de pegar a bola de primeira, o meio campista isolou a bola chutando na província de Neuquén.
Quatro minutos depois em tentativa de resposta do Racing, Iván Pillud, dividiu uma bola no ataque e levou a pior, saindo de maca e virando preocupação para todos da Academia. Dois minutos depois foi a vez de Ortiz. O número de jogadores que vem se lesionando no Torneio Inicial é no mínimo preocupante.
Próximo ao fim do primeiro tempo, o ataque do Racing envolveu a defesa do Tomba com Camoranesi, Pillud e Centurión, mas o remate final, não saiu como esperado. A resposta veio com um forte chute de Córdoba que acertou a trave de Saja. Cahais falhou deixando a bola nos pés de Córdoba que aproveitou e chutou com força buscando o canto direito do gol de Saja. O camisa número 1 de La Academia, se esticou todo para salvar gol certo, deixando o placar em zero até a saída para o vestiário.
Na volta do segundo tempo, o Racing mostrou que queria jogo e Vietto teve por duas vezes a oportunidade de abrir o placar. A primeira ficou nas mãos de Ibáñez, mas a segunda após boa trama entre Fariña e Centurión, a bola sobrou livre para o camisa 36 empurrar para o fundo da rede, aos três da etapa complementar.
O jogo pegou fogo após o gol e aos sete minutos, Fariña fez boa jogada e a bola sobrou para Centurión que encontrou Ibáñez para salvar o que seria o segundo do Racing na partida. O encontro entre, Villar, Vietto, Centurión, e Fariña é uma arma forte quando em bom funcionamento, bastando apenas tranquilidade nas finalizações. Em dez minutos o Racing perdeu ao menos quatro chances claras de gol e assim liquidar a partida.
A situação do Tomba era complicada e piorou muito, quando aos 22 minutos de jogo, em uma jogada rápida do ataque do Racing, mais uma vez com endiabrado Vietto, obrigando o goleiro Ibáñez a sair do gol e realizar defesa fora da área, impedindo a conclusão para o gol e assim sendo expulso de campo pelo árbitro Pablo Díaz.
A superioridade do Racing em campo era enorme, e apesar do forte calor o ritmo de jogo não desacelerou (a partida teve duas paralizações para que os jogadores pudessem se refrescar). No entanto, os gols desperdiçados pelos visitantes impediram o placar mais dilatado e real ao que se viu em campo. Uma exibição digna de nota de La Academia.
Próximas partidas no Torneio Inicial 2012:
Godoy Cruz vs Arsenal
Racing vs Quilmes