Arquivo

Racing: poucas novidades para 2011

Fora da Libertadores mas livre da ameaça imediata de rebaixamento, o Racing começa o ano de 2011 com poucas novidades. A saída de Jose Luiz Fernandez para o Benfica foi a principal notícia que envolveu o clube de Avellaneda até agora. E segundo as declarações do treinador Miguel Angel Russo, não há pressa para contratar reforços.

Além de Fernandez, outros jogadores deixaram a Academia: Roberto Ayala deixou o futebol, Castromán e Ledesma não terão os contratos renovados, De la Fuente recebeu passe livre e Wagner está fora dos planos, aguardando propostas. Mas o Racing conseguiu segurar Lucas Licht, que tinha proposta do Estudiantes e chegou a se mostrar tentado a jogar no atual campeão.

E a manutenção de Licht pode ser importante não apenas pela saída de Fernandez, mas também porque Russo tem emitido sinais de que pretende mudar o sistema tático da equipe. Nesse caso, sairia o 4-3-1-2 para a adoção do 3-4-1-2, com Pillud e Licht executando a função de alas, enquanto Yacob e Toranzo cuidariam da faixa central do meio campo.

Quanto a possíveis reforços, um nome solicitado por Miguel Angel Russo é o volante Juan Mercier, do Argentinos Jrs. A direção do Racing considera o jogador um investimento alto demais, tendo em vista a sua idade (completará 31 anos em fevereiro), mas muitos apostam que a insistência do treinador poderá fazer com que a Academia aceite pagar o valor exigido pela equipe de La Paternal.

O treinador declarou que ainda tem esperanças que Cvitanich chegue à equipe, com o dinheiro dos empresários que levaram o colombiano Moreno para o Racing. Por outro lado, Bieler pode estar de saída: avalia-se que o jogador não repetiu as boas atuações do tempo da LDU. Um dos interessados seria o Newell’s.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.