Primeira Divisão

Quilmes vence, se salva do descenso, complica o Gimnasia e ajuda o River

quilmes

Um gol contra do bom goleiro Monetti e outro de Pérez Godoy deram ao Quilmes a vitória sobre o Gimnasia La Plata por 2 a 0. O placar teve importantes consequências nas duas pontas da tabela. Os cerveceiros se salvaram matematicamente do rebaixamento. O Lobo ficou em situação desesperadora na luta pelo título.

Absolutamente decisiva para as duas equipes, a partida foi muito disputada. Os comandados de Ricardo Caruso Lombardi e Pedro Troglio buscavam a vitória, mas de formas diferentes. O Quilmes jogava com o desespero do Gimnasia e era bem sucedido. Continha sem muita dificuldade os desorganizados ataques dos rivais e buscava o contra-ataque.

O primeiro tempo foi muito pegado mas com poucas emoções. Os cerveceiros conseguiam manter o jogo sob controle, não permitindo nenhuma chance de gol ao Gimnasia, que parecia muito nervoso em campo. Mas os contra-ataques tampouco geravam jogadas de muito perigo, de modo que o placar em zero ao fim dos primeiros 45 minutos era muito justo.

Mas logo no início do segundo tempo veio o lance que mudaria os rumos da partida. Leandro Benítez cobrou escanteio de forma venenosa. O goleiro Monetti tentou encaixar a bola, que, molhada pela chuva, lhe escapou das mãos, caindo dentro de sua própria meta. Um gol contra marcado por um dos melhores jogadores do Lobo.

No restante da partida o Gimnasia fez de tudo para empatar. Terminou a partida com quatro atacantes, pressionou, mas mesmo assim teve um baixíssimo desempenho ofensivo. O Quilmes segurou o placar e ainda ampliou aos 50 minutos do 2º tempo, quando Pérez Godoy aproveitou um contra-ataque para dar números finais à partida. E ao fim do jogo comemorou a permanência na elite.

O grande vencedor da partida talvez nem tenha sido o Quilmes, mas o River Plate, que vê uma situação muito favorável na luta pelo título. Afinal, além de enfrentar o rebaixado Argentinos Jrs., tendo toda a chance de se isolar na liderança, ainda enfrenta na última rodada um Quilmes relaxado, livre da disputa contra o descenso.

QUILMES: Walter Benitez, Alegri (Pérez Godoy), Lema, Carli e Suarez; Ríos, Braña, Leandro Benitez e Carrasco (Leyes); Tellechea e Boghossian (Romero).

GIMNASIA: Monetti, Oreja (Ignacio Fernandez), Barsottini, Blengio e Licht; Meza, Miloc (Contreras), Mussis e Mendoza (Bou); Álvaro Fernandez; Pereyra.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.