Quando a vaga foi dada pelo rival
A vitória do River sobre o Lanús, no Monumental de Núñez, não culminou apenas com o título do Vélez. O triunfo garantiu também a participação do Boca na Copa Libertadores, mesmo sem ter entrado em campo. E mais: sem ter a necessidade de vencer.
Com apenas uma rodada para o fim do campeonato, o Granate, que quase eliminou o Vasco na edição da Libertadores deste ano, perdendo nos pênaltis, tem remotas chances de conquistar uma vaga para o torneio continental. Ao Boca agora, resta saber em que posto terminará na classificação, algo determinante quanto a não participação na fase eliminatória.
Mesmo com a derrota de hoje sobre o Arsenal, por 1 x 0, pode impedir o time de disputar a Copa Libertadores. A dúvida agora fica quanto a que posto os Xeneizes irão ocupar: como o melhor argentino no agregado do ano, excluindo o campeão do Torneio Inicial, Vélez, ou o segundo, tendo que disputar, em tese, a pré-libertadores
A definição só sairá nesta segunda, quando o Newell’s enfrenta o Rafaela. Um tropeço do rubro-negro de Rosário mantem o Boca do atual posto. Caso contrário, a decisão será apenas na última rodada, quando o Argentinos Jrs recebe os Leprosos e o Boca joga em casa contra o Godoy Cruz, time dirigido pelo eterno ídolo Martin Palermo.
Libertadores
Pela primeira vez após anos, a Copa Libertadores terá um sorteio com todos os clubes já definidos. Desta maneira, a possibilidade de a Conmebol ter um critério mais favorável aos clubes de maior expressão cresce. O sorteio acontecerá no dia 21/12, no Paraguai. Além do Boca, estão classificados Arsenal (Campeão do Clausura 2012, no primeiro semestre), Vélez (campeão do Torneio Inicial) e o Tigre (melhor time argentino na Copa Sul-Americana). Newell’s e Lanús disputam a última vaga argentina na próxima rodada.