Arquivo

Promoción: um robin-hood às avessas

Como não poderia deixar de ser o vexame histórico do River Plate é o assunto do momento na Argentina. No entanto, quando se analisa as possibilidades de o Milo sobreviver à degola, uma coisa é preciso ser levada em consideração: a Promoción é um torneio que dá grandes vantagens às equipes que lutam para não cair.

Para começar, a equipe que vêm da primeira divisão tende a ser mais forte. Afinal, disputa a divisão principal. Além disso, é comum que essa equipe esteja na Promo menos pela temporada atual do que por maus momentos anteriores. O próprio River Plate é um exemplo: com 57 pontos, foi um dos 5 melhores times da temporada 2010/2011, mas foi levado ao torneio pelo mau desempenho nas duas temporadas anteriores (o que não deixa de ser irônico, já que o sistema de Promédios foi criado exatamente para proteger os grandes).

Além disso, a Promoción dá duas grandes vantagens à equipe que vem da primeira: decidir em casa e a vantagem dos dois empates. Assim, não surpreende que os times da A tenham folgada vantagem nos confrontos contra as equipes que tentam ascender. Nos 11 anos em que o torneio tem sido disputado (estreou na temporada 1999/2000), os times da primeira venceram 15 confrontos, perdendo apenas 7.

Nesses 11 anos, em seis deles os times da A venceram os dois confrontos (2001, 2002, 2003, 2005, 2008 e 2009). Em três temporadas houve uma equipe que conseguiu ascender pela via da Promoción (Almagro em 2000, Belgrano em 2006 e All Boys em 2010). Em duas oportunidades as duas equipes da B conseguiram o acesso: Huracán de Três Arroyos e Argentinos Jrs. em 2004 e Tigre e Huracán em 2007.

E quando se olha a trajetória do Belgrano, o rival do River Plate, na história da Promoción, aparecem duas notícias para a torcida milionária, uma boa, outra ruim. A boa, é que o Belgrano foi o rival do Racing, o único grande a disputar o torneio em toda a sua história. E o Racing sobreviveu ao confronto contra o Pirata, ao empatar em Córdoba e vencer em Avellaneda.

A má notícia é que nas outras três vezes em que disputou a Promo o Belgrano se deu bem. Em 2000 e 2001 conseguiu se manter na primeira, superando o Quilmes em ambas as oportunidades. E em 2006 o Pirata conseguiu vencer o Olimpo nas duas partidas, rebaixando o aurinegro e subindo para a primeira, exatamente como pretende fazer agora com o River Plate.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

5 thoughts on “Promoción: um robin-hood às avessas

  • Willian Alves de Almeida

    Se não me falhe à memória, Belgrano perdeu uma promo para Central em 2009, não tenho certeza quanto a isso.

  • Éverton

    Algum canal de tv, aqui do Brasil, vai transmitir ao vivo o jogo do River?

  • igor carter

    durante essa semana não será Belgrano, e sim, Belgrano Juniors !!!!!!!

  • Willian Alves de Almeida

    Como diz a rashtag (não sei como se escreve) no Twitter: #TodosSomosBelgrano.

  • Júnior

    Éverton, o Sportv 2 transmitirá ao vivo hoje a partir das 21:00. Uma pena ser no mesmo horário da libertadores mas verei o primeiro tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − oito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.