No momento em que a AFA se mostra aberta a acabar com os promédios, o tão criticado sistema cria agora sua situação mais absurda. Líder do Clausura, o Tigre está na zona do descenso direto. E projeções apontam que a situação pode se manter até o fim, com o Matador sendo simultaneamente campeão e rebaixado ao fim da temporada.
A situação se deve ao terrível desempenho do clube na temporada 2009/10, em que marcou apenas 32 pontos. A péssima performance teria rebaixado o Tigre, não fosse o sistema de promédios, já que tudo se compensava pelos 62 pontos obtidos na ótima temporada 2008/09, em que por pouco não foi campeã do Apertura 2008. Mas este ano tal temporada foi descartada, e o clube passou a viver o lado negro dos promédios: um ano terrível prejudicando o desempenho de uma equipe que vive um grande momento.
E as projeções têm indicado que matematicamente nada impede que o quadro atual se mantenha até o final, com o Tigre sendo campeão e rebaixado (ou ao menos tendo de jogar a promoción). Por exemplo, o clube pode ser campeão com 36 pontos, o que lhe daria uma média anual de 48,33 nas últimas temporadas. Nenhum clube com essa média sequer disputou a promocion, mas este ano essa possibilidade existe, e o Matador poderia ser o primeiro campeão da história a jogar a promoción.
O bom futebol apresentado pela equipe de Vitoria faz com que a possibilidade seja real. Em seu primeiro trabalho como treinador, Rodolfo Arruabarrena (ex-ídolo de Boca, Villarreal e do próprio Tigre) conseguiu montar uma equipe sólida, com uma defesa segura, um meio campo eficiente e um ataque eficaz. O destaque é o setor ofensivo, com vários jogadores de bom nível, que se alternam nas partidas, como Luna, Maggiolo, Diaz, Carrasco, Galmarini e principalmente o ótimo meia-atacante Diego “Cachete” Morales.
Mas a situação paradoxal não ilude nem treinador nem jogadores. Para todos, a prioridade é escapar do descenso. Segundo o treinador, “ser campeão é consequencia de fazer muitos pontos. O que nos interessa é manter o Tigre na primeira. É bom ficar na liderança, mas não podemos confundir as coisas”. O capitão da equipe, Martin Galmarini, expressou o mesmo ponto de vista:
“Sabemos que podemos ser campeões e cair para a B Nacional. Mas no dia a dia só pensamos no próximo adversário. Não podemos enlouquecer com a situação. Temos que seguir neste caminho, somando pontos rodada após rodada. Faremos o melhor para manter o Tigre na primeira divisão”, disse Galmarini.
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.
View Comments
E o Tigre sendo campeão e, ao mesmo tempo, rebaixado ou obrigado a disputar a Promoción... como ficaria a questão da vaga na Libertadores? O River Plate havia conseguido a vaga para a Sul-Americana mas, de acordo com o regulamento, a perdeu por ter que disputar a Promoción. Vamos ver se a AFA consegue explicar essa situação inusitada.
Se Tigre e campeao, e fica na zona do rebaixamento, nao rebaixa. E muito raro e ridículo.