LibertadoresPrimeira DivisãoSul-Americana

Proibição do Tigre de disputar a Libertadores pode beneficiar River e Gimnasia LP

A decisão da Conmebol em limitar times das primeiras divisões nos torneios continentais, seja a Sul-Americana, seja a Libertadores, deixou um time argentino em situação delicada. O Tigre, vice-campeão da Sul-Americana em 2012, já perdeu a vaga na Sul-Americana, mesmo tendo pontuação necessária para ir. Isso porque, graças ao promedio a equipe foi rebaixada. Ainda existia a chance de ir para a Libertadores através da Copa da Superliga Argentina, mas a imposição da Conmebol fez o sonho ruir. E quem pode se dar bem é o River e o Gimnasia LP.

No campeonato argentino, o Tigre chegou a classificar por pontos para a Sul-Americana, mas foi vetado por conta do rebaixamento. De acordo com o regulamento da Conmebol, equipes rebaixadas não podem disputar o torneio, com uma exceção: ser campeão de algum dos torneios nacionais. Logo, a única possibilidade de disputar um torneio internacional seria conquistando a Copa da Superliga Argentina, já que a Conmebol abria um precedente para este caso. Abria.

Após eliminar o Colón e o Racing, o time de Walter Montillo chegou às semifinais da Copa da Superliga Argentina para duelar contra o Atlético Tucumán. E na partida de ida, praticamente assegurou a sua vaga à decisão, com uma vitória monumental por 5×0.  Com a ida para a final está iminente, uma conquista de tal torneio garantiria a equipe na Libertadores de 2020. Ainda seria necessário conquistar o título sobre Boca ou Argentinos Juniors, mas o sonho copero já foi por água abaixo.

Com o atual panorama, mesmo que o Tigre vá a decisão e ganhe o torneio, a vaga não ficaria com ele. A Superliga Argentina já entrou com pedido à AFA em defesa do Tigre para que haja uma consulta à Conmebol, uma vez que já estava previsto em regulamento a vaga aos campeões, obedecendo o regulamento da Conmebol que estava em vigor.

Caso a Conmebol não mude a sua postura, há várias situações que poderiam beneficiar vários times. No caso de um título do Tigre, por exemplo, quem poderia se beneficiar da ‘eliminação’ da equipe de Victoria seria o River Plate e o Ginmasia LP. O Millonário entraria direto na fase de grupos da Libertadores e o Atlético Tucumán, que perdeu pior 5×0 na ida, disputaria a repescagem em 2020.

Confira os prognósticos de classificação para a Sul-Americana e Libertadores 2020:

Boca campeão da Copa da Superliga: O título dos Xeneizes daria ao River Plate a possibilidade de disputar, já na fase de grupos, da Copa Libertadores. O Atlético Tucumán, por sua vez, iria para a repescagem do principal torneio continental. Para a Sul-Americana, o Lanús herdaria a vaga dos tucumanos e o Argentinos Juniors também se garantiria, já que o Tigre não pode disputar o torneio.

Tigre campeão da Copa da Superliga: Por conta da proibição, o Tigre não disputaria a Libertadores 2020. São duas as possibilidades:

– Se vencer o Boca na decisão, quem vai direto à Libertadores é o River Plate, com o Atlético Tucumán indo para a repescagem. O Argentinos Juniors conseguiria a vaga para a Sul-Americana através da Copa da Superliga e o Lanús herdaria a vaga do Lanús.

– Caso vença o Argentinos Juniors na decisão, quem irá para a Libertadores 2020 será o Argentinos Juniors e o Gimnasia LP iria para a Sul-Americana, através da vaga oferecida pela Copa da Superliga.

Argentinos Juniors campeão da Copa da Superliga: O time que revelou Diego Maradona, Sorín, Riquelme, iria para a Libertadores com o título do torneio, apesar de ter ficado em último no torneio de pontos corridos. Neste caso, o Gimnasia LP iria para a Sul-Americana de 2020.

Atlético Tucumán campeão da Copa da Superliga: Caso consiga reverter o placar de 0x5 da partida de ida, vai à decisão. Caso conquiste o título, vai direto à fase de grupos da Libertadores do ano que vem. Neste caso, o Argentinos Juniors e o Lanús iriam para a Sul-Americana.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + doze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.