Em meio a um final de semana pouco movimentado devido as suas partidas de menor importância, dois temas chamam a atenção no cenário argentino: os jogos envolvendo River Plate e Racing, no próximo dia 14, e a polêmica partida desempate entre Boca Juniors e Vélez Sarsfield, que pode render uma vaga direta na Copa Libertadores de 2015. E tal partida pode acontecer só em janeiro, no meio da pré-temporada de ambos os clubes.
E o último assunto tem sido alvo de muitas brigas e discussões nos bastidores. O Vélez Sarsfield já declarou publicamente que é contra jogar tal partida, uma vez que o Boca Juniors já conseguiu uma vaga na Libertadores através da Sul-Americana. Além disso, o time se vê no direito de conquistar a vaga no torneio por ter um saldo de gols melhor do que os Xeneizes, uma vez que o regulamento não diz nada sobre o critério de desempate ou a necessidade de um jogo extra ao fim da temporada.
O Boca Juniors, por sua vez, quer a partida, mas se negou a jogá-la neste ano, devido as férias dos jogadores. Contudo, o presidente do clube Daniel Angelici, anunciou que o Boca Juniors pode se ajustar ao regulamento. “Uma vaga desse tipo não se pode definir por um saldo de gols. Vamos conversar sobre o tema novamente na terça-feira, mas o Comitê Executivo já aprovou tal jogo. Esse jogo não depende apenas dos dois clubes, mas do Estudiantes LP também”, lembrou.
Tal partida, no entanto, só acontecerá em caso de um título do Racing. A Academia depende apenas de si para conquistar o título argentino após 13 anos. Qualquer vitória sobre o Godoy Cruz, no próximo domingo, dá o título ao Racing e obriga tal jogo extra. Em caso de título do River Plate, que só aconteceria em caso de uma vitória Millonaria sobre o Quilmes e derrota o Racing, ou uma partida extra no dia 17, em caso de empate da Academia. Neste caso, não há a necessidade de tal jogo, classificando o Vélez Sarsfield de forma direta à Libertadores.
Quem vencer tal partida desempate, que deve acontecer no dia 17 de janeiro, em Mar del Plata, ficará com a vaga direta à fase de grupos da competição continental no Grupo 5, ao lado de Zamora, Montevideo Wonderes e o vencedor do jogo 5 (Nacional-URU e um clube chileno). Se o Boca vencer, o Vélez fica eliminado e classificaria o Estudiantes LP de bandeja, como Argentino 6, onde enfrentaria uma equipe equatoriana na pré-Libertadores e jogaria contra Atlético Nacional-COL, Libertad-PAR e outro time equatoriano. Já o triunfo do Fortín, dá a vaga ao Boca para a repescagem e o Vélez para a fase de grupos.
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.