Seleção

Peru vence México e assume liderança do grupo C ao lado do Chile

Em um jogo monótono e de pouca criatividade, México e Peru se enfrentaram pelo grupo C da Copa América 2011 na noite desta sexta-feira (08/7) no estádio Malvinas Argentinas. A seleção peruana venceu por 1 a 0 e somou três pontos preciosos para dividir a liderança com o Chile.

28 minutos. Foi o tempo que levou para que alguém acertasse um tiro ao gol. Paul Aguliar chutou cruzado da direita e o arqueiro Raúl Fernández para o centro da área, Rafael Lugo pegou o rebote, mas acertou Vilchez. Foi a maior emoção do jogo no primeiro tempo sem criatividade e que era um desafio para o espectador manter-se acordado.

Após esta jogada, outro lampejo de criatividade da equipe mexicana que até os 20 minutos não sabia como era a outra metade do campo. Dos Santos fez boa jogada pela esquerda e chutou de três dedos, mas sem perigo para a defesa de Fernández. Não que o Peru pressionasse, longe disso. As duas equipes não conseguiam completar cinco passes seguidos, um fundamento básico do futebol. E as poucas tentativas de acertar o gol terminavam na torcida ou no alambrado.

O jogo no primeiro tempo mostrou bem o nível de futebol apresentado nesta Copa América 2011. Com exceção ao Chile que parece ter vindo para vencer as outras equipes dão a impressão de terem armado suas formações as pressas como em campeonatos feitos em firmas e escritórios em que cada um se vira como pode, na posição que dá.

Aos 4 minutos de jogo a melhor chance até então do Peru de abrir o placar e dar um mínimo de emoção a partida. Em uma boa bola centrada pela esquerda por Cruzado, o atacante Guerreo se atirou para um belo peixinho, mas a bola saiu desviada pela direita. A equipe do Peru se animou com a jogada e aos 13minutos, Guerrero deixou Vargas de frente par a o gol. O lateral que joga na Fiorentina da Itália acertou a trave esquerda do arqueiro Mexicano, sem poder tirar o zero do placar.

O lateral acertaria o poste esquerdo uma vez mais aos 27 minutos, em um tiro livre. A bola foi caprichosamente na forquilha do arqueiro mexicano. Parecia castigo as únicas bolas que iam em direção ao gol acertassem a trave.

Aos 33 minutos o México chegou e Dos Santos limpou meia defesa peruana, mas o chute saiu fraco. A resposta veio um minuto depois e Yotú centrou boa bola para Guerreo cabecear obrigando Michel a se esticar todo para evitar o primeiro gol peruano, que sairia 4 minutos depois. Após um tiro de esquina a defesa mexicana dormiu e não saiu a tempo. Guerrero apenas empurrou para dentro finalmente tirando o zero do placar.

Com o resultado o Peru assume ao lado do Chile a liderança do grupo C e praticamente confirma a passagem para a próxima fase.

Perú: Raúl Fernández; Giancarlo Carmona, Santiago Ascasiete, Alberto Rodríguez, Walter Vilchez; Adán Balbín, Carlos Lobatón (Michael Guevara), Rinaldo Cruzado (Josepmir Ballón), Luis Advincula (Victor Yotun); Juan Vargas; Paolo Guerrero. DT: Sergio Markarian.

México: Luis Michel; Darvin Chávez (Miguel Ángel Ponce), Héctor Reynoso, Néstor Araujo; Hiram Mier, Paul Aguilar (Edgar Iván Pacheco), Javier Aquino (Oribe Peralta), Diego Reyes, Jorge Enríquez; Giovani Dos Santos; Rafael Márquez. DT: Luis Fernando Tena.

Cartão Amarelo: Hiram Mier, Héctor Reynoso (Mex).

Árbitro: Sergio Pezzotta (Argentina).

Estádio: Malvinas Argentinas.

Junior Sagster

Jornalista esportivo, formado em Comunicação Social/Jornalismo. Acompanha o futebol argentino desde a Copa do Mundo realizada no México em 1986, quando viu pela primeira vez Maradona jogar pela Seleção Argentina. Em sua carreira como jornalista tem 06 anos de experiência, 02 em redação e 04 em assessoria de imprensa esportiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.