Pastore, a aposta particular de Martino que divide tantas opiniões
Enfim uma partida mais constante de Pastore pela Seleção nesta Copa América. O Flaco vinha se apresentando bem na competição, mas as oscilações dentro do mesmo jogo vinham incomodando os espectadores da Argentina. Nesta Copa América, ninguém divide mais opiniões na Albiceleste que Javier Pastore, uma aposta muito particular de Tata Martino na equipe.
Se na Copa do Mundo 2014 era de Messi a função de enlace do meio ao ataque, com Martino o camisa 10 ganhou um sócio no meio-campo. Pastore, o enganche de Tata, nesta Copa América é o jogador argentino que mais deu passes para finalizações(12*), além de ser o quarto jogador da Argentina a mais finalizar mo alvo(7*), atrás “apenas” de Messi, Di María e Aguero.
Diante do Paraguai Pastore marcou uma vez e deu assistência para um gol. Mais constante na partida e com boa movimentação ora pelo centro, ora pelos lados do campo, o meia tem sido cada vez mais destacado por Martino, que o tem como fundamental para o esquema, pelas constantes chegadas ao ataque, sociedade com Messi nas armações e pela melhora na recomposição defensiva, função em que foi questionado durante muito tempo. Aliás, por algumas vezes nesta Copa América voltou a ser. No mapa de calor, a demonstração sobre as funções táticas de Pastore de acordo com sua movimentação em campo:
Pastore possivelmente seguirá como titular na equipe e neste sábado, contra o Chile em Santiago na final da Copa América, a Argentina precisará muito que o jogador mantenha sua ascensão na competição, regular e participativo nas ações em campo.
*Números: Footstats